Primeira Epístola aos Coríntios (1Cor) - Capítulo 12

1MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO
Agora, a respeito dos dons do Espírito, irmãos, não quero que vivais na ignorância.
2Sabeis que, quando ainda pagãos, éreis como que desviados e levados para o culto dos ídolos mudos.
3Por isso, agora eu vos declaro que ninguém, falando sob influência do Espírito de Deus, vai dizer: ?Jesus seja maldito?, como também ninguém será capaz de dizer: ?Jesus é Senhor?, a não ser sob influência do Espírito Santo.
4Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos.
8A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito.
9A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito.
10A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar.
11Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. Um só corpo, muitos membros
12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
14Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros.
15Se o pé disser: ?Eu não sou mão, portanto não pertenço ao corpo?, nem por isso deixa de pertencer ao corpo.
16E se o ouvido disser: ?Eu não sou olho, portanto não pertenço ao corpo?, nem por isso deixará de pertencer ao corpo.
17Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se o corpo todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18De fato, Deus dispôs os membros, e cada um deles, no corpo, conforme quis.
19Se houvesse apenas um membro, onde estaria o corpo?
20Mas, de fato, há muitos membros e, no entanto, um só corpo.
21O olho não pode dizer à mão: ?Não preciso de ti?, nem a cabeça dizer aos pés: ?Não preciso de vós?.
22Bem mais ainda, mesmo os membros do corpo que parecem ser os mais fracos, são indispensáveis.
23Também os membros que consideramos menos honrosos, a estes cercamos com mais honra; e os que temos por menos decentes, nós os tratamos com mais decência.
24Os que consideramos decentes não precisam de cuidado especial. Mas Deus, quando formou o corpo, deu mais honra ao que nele é tido como sem valor,
25para que não haja divisão no corpo, mas, pelo contrário, os membros sejam igualmente solícitos uns pelos outros.
26Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.
28Assim, na Igreja, Deus estabeleceu, primeiro, os apóstolos; segundo, os profetas; terceiro, os que ensinam; depois, dons diversos: milagres, cura, beneficência, administração, diversidade de línguas.
29Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam? Todos fazem milagres?
30Todos têm dons de cura? Todos falam em línguas? Todos as interpretam?
31Aspirai aos dons mais elevados. E vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior.