Primeiro Livro das Crônicas (1Cr) - Capítulo 17

1PROFECIA DE NATÃ
Estando sentado em casa, disse Davi ao profeta Natã: ?Vê, eu moro numa casa de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor está numa tenda?.
2Natã disse a Davi: ?Faze tudo o que tens no coração, pois Deus está contigo?.
3Mas naquela noite veio a Natã a palavra de Deus:
4?Vai dizer a meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Não serás tu que me construirás uma casa para eu morar.
5Nunca morei numa casa, desde o dia em que fiz sair Israel, até hoje. Passei de tenda em tenda, de morada a morada.
6Durante o tempo em que andei no meio de Israel, acaso perguntei alguma vez a algum dos juízes de Israel, que estabeleci como pastores de meu povo: ?Por que não me construístes uma casa de cedro??
7Pois bem, agora dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tirei das pastagens, de trás do rebanho, para constituir-te chefe de meu povo Israel.
8Eu estive contigo aonde andaste, destruí todos os inimigos diante de ti e te dei renome igual ao dos grandes da terra.
9Dei a Israel, meu povo, um lugar para o qual o transplantei, para que nele morasse sem medo e sem que os ímpios continuassem a dizimá-lo como antes,
10no tempo em que estabeleci juízes sobre meu povo Israel e humilhei todos os teus inimigos.Agora te declaro: O Senhor construirá uma casa para ti.
11Quando completares teus dias e te reunires a teus antepassados, farei surgir depois de ti um descendente teu, um de teus filhos, cujo reinado eu tornarei estável.
12Ele me construirá uma casa e eu firmarei seu trono para sempre.
13Serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Nunca retirarei dele meu favor, como o retirei de teu antecessor.
14Eu o estabelecerei para sempre sobre minha casa e sobre meu reino, e seu trono estará firme para sempre?.
15De acordo com todas essas palavras e essa visão, Natã falou a Davi.
16ORAÇÃO DE DAVI
Davi então sentou-se na presença do Senhor e disse: ?Quem sou eu, Senhor Deus, e que é minha casa para me teres conduzido até aqui?
17E isso ainda foi pouco a teus olhos, ó Deus. Falaste da casa de teu servo para tempos distantes e me consideraste na ordem humana em ascensão, Senhor Deus.
18Que mais poderia Davi te dizer? Tu conheces teu servo.
19Senhor, por amor de teu servo e de acordo com teu coração, manifestaste assim toda a tua grandeza, para que se saiba como és grande.
20Senhor, de acordo com tudo o que ouvimos dizer, não há igual a ti e não há Deus fora de ti.
21E qual o povo igual a Israel? É o único povo da terra que Deus foi resgatar para fazer dele seu povo. Assim te fizeste um nome grande e temido, ao expulsar as nações diante de teu povo que resgataste do Egito.
22Decidiste que teu povo Israel fosse teu povo para sempre e que tu, ó Senhor, fosses o seu Deus.
23E agora, Senhor, a palavra que pronunciaste em favor de teu servo e de sua casa seja válida para sempre. Faze o que prometeste.
24Teu nome será firme, glorioso para sempre. Dirão:? O Senhor dos exércitos, Deus de Israel é Deus para Israel? e a casa de teu servo Davi estará firme diante de ti.
25Tu, ó Deus, revelaste a teu servo que lhe construirias uma casa; por isso teu servo encontrou coragem para dirigir-te esta oração.
26Pois bem, tu és Deus, e fizeste a teu servo essa promessa.
27Tu te dignaste abençoar a casa de teu servo para que duras-se eternamente diante de ti. Ora, o que tu, ó Senhor, uma vez abençoaste, para sempre será abençoado?.

Capítulos