Primeiro Livro das Crônicas (1Cr) - Capítulo 21

1O RECENSEAMENTO E O CASTIGO
Satã quis prejudicar Israel e para tal induziu Davi a recensear Israel.
2Disse Davi a Joab e aos comandantes do povo: ?Ide contar os israelitas, desde Bersabéia até Dã e depois trazei-me o relatório, pois quero saber quantos são?.
3Joab respondeu: ?Senhor e rei, se o Senhor multiplicasse o povo até cem vezes mais, não seriam eles todos súditos de meu senhor? Por que então meu senhor pretende fazer este recenseamento? Para que fazer cair uma culpa sobre Israel??
4Mas a ordem do rei prevaleceu contra Joab. E Joab saiu, percorreutodo o Israel. Quando voltou a Jerusalém,
5entregou a Davi o resultado do recenseamento. Todo o Israel contava um milhão e cem mil homens que empunhavam a espada. Em Judá havia quatrocentos e setenta mil que empunhavam a espada.
6Não incluiu Levi e Benjamim no recenseamento, pois a ordem do rei aborrecia a Joab.
7Ora, esse censo desagradou a Deus que, por isso, castigou a Israel.
8Então Davi disse a Deus: ?Pequei gravemente, ao fazer tal coisa. Agora perdoa essa falta de teu servo, pois cometi uma grande loucura?.
9E o Senhor dirigiu a palavra a Gad, o vidente de Davi, dizendo:
10?Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: Proponho-te três alternativas; escolhe uma delas e eu o farei acontecer?.
11Gad foi então a Davi e disse: ?Assim fala o Senhor: Podes escolher:
12três anos de fome, três meses de fuga diante de teus inimigos, sem escapares de sua espada, ou três dias sob a espada do Senhor, com a peste no país e o anjo do Senhor a exterminar por todo o território de Israel. E agora, decide o que devo responder àquele que me enviou?.
13Davi disse a Gad: ?Tenho muito medo. Mas prefiro cair nas mãos do Senhor, pois ele é muito misericordioso, e não quero cair nas mãos dos homens?.
14Então o Senhor mandou a peste sobre Israel e caíram sete mil israelitas.
15Deus mandou um anjo a Jerusalém a fim de arruiná-la e, enquanto este a estava arruinando, Deus olhou e se arrependeu do mal que causou. Disse ao anjo exterminador: ?Basta! Retira a mão?. O anjo do Senhor estava parado junto à eira do jebuseu Ornã.
16Davi levantou os olhos e viu o anjo do Senhor de pé entre a terra e o céu, com a espada desembainhada na mão e estendida contra Jerusalém. Então Davi e os anciãos, vestindo luto, caíram de rosto em terra.
17Davi disse a Deus: ?Fui eu quem ordenou o recenseamento do povo e assim o pecado foi meu. Mas eles, o rebanho, qual o mal que fizeram? Senhor meu Deus, que tua mão castigue a mim e à casa de meu pai, mas não a teu povo?.
18CONSAGRAÇÃO DO MONTE SIÃO. O ALTAR DE DAVI
O anjo do Senhor mandou Gad para dizer a Davi que subisse para construir um altar ao Senhor na eira do jebuseu Ornã.
19E Davi subiu, de acordo com a palavra dita por Gad em nome do Senhor.
20Ornã, que estava debulhando o trigo, virou-se e viu o anjo, enquanto os quatro filhos que estavam com ele se escondiam.
21Quando Davi se aproximou de Ornã, este olhou, viu Davi, saiu da eira e se prostrou de rosto em terra diante de Davi.
22Davi disse a Ornã: ?Cede-me o lugar da eira, pois quero aí construir um altar para o Senhor. Vende-me pelo preço total, pois assim a calamidade se afastará do povo?.
23Ornã disse a Davi: ?O lugar é teu. Meu senhor o rei faça o que melhor lhe parecer. Olha, eu dou os bois para os holocaustos, o debulhador como lenha e o trigo como oferenda; dou tudo?.
24Mas o rei Davi disse a Ornã: ?Não! Eu quero comprar pelo preço total. Não quero tomar de graça o que é teu, para oferecer holocaustos ao Senhor?.
25E Davi deu a Ornã pelo terreno seis quilos de ouro.
26Davi construiu para o Senhor um altar, ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão e invocou o Senhor. E o Senhor respondeu, enviando fogo do céu sobre o altar dos holocaustos.
27Depois o Senhor falou ao anjo e este embainhou de novo a espada.
28Por esse tempo, vendo que o Senhor lhe havia respondido na eira do jebuseu Ornã, Davi começou a oferecer sacrifícios neste lugar.
29Entretanto a morada do Senhor que Moisés tinha feito no deserto, bem como o altar dos holocaustos daquele tempo, estavam no lugar alto de Gabaon,

Capítulos