Primeira Epístola de São João (1Jo) - Capítulo 2

1CRISTO, NOSSO DEFENSOR JUNTO A DEUS
Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo.
2Ele é a oferenda de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.
3O critério para saber que o conhecemos é este: se observamos os seus mandamentos.
4Quem diz: ?Eu conheço a Deus?, mas não observa os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. Com isso sabemos que estamos em Deus.
6Quem diz que permanece em Deus deve, pessoalmente, caminhar como Jesus caminhou.
7O MANDAMENTO ANTIGO E NOVO
Caríssimos, não vos escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo ? que é verdadeiro nele e em vós ?, pois que as trevas estão passando e já brilha a luz verdadeira.
9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas.
10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar.
11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.
12OS FIÉIS PERANTE O MUNDO
Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por causa do seu nome.
13Eu vos escrevo, pais: conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vencestes o Maligno.
14Eu vos escrevi, filhinhos: conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais: conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.
15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16Porque tudo o que há no mundo ? a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza ? não vem do Pai, mas do mundo.
17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
18A ÚLTIMA HORA E O ANTICRISTO
Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já se apresentaram ? por isso, sabemos que chegou a última hora.
19Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas precisava ficar claro que eles todos não são dos nossos.
20Vós recebestes a unção do Santo, e todos vós tendes conhecimento.
21Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque mentira alguma provém da verdade.
22Ora, quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o Anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.
23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai.
24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se permanecer em vós aquilo que ouvistes desde o princípio,permanecereis no Filho e no Pai.
25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26Escrevi isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.
27Quanto a vós, a unção que recebestes de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme vos ensinou, permanecei nele.
28A FILIAÇÃO DIVINA
Agora pois, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.