Primeiro Livro dos Reis (1Rs) - Capítulo 17

1OS INÍCIOS DE ELIAS
O profeta Elias, o tesbita, oriundo de Tesbi de Galaad, anunciou a Acab: ?Juro pela vida do Senhor, Deus de Israel, a quem sirvo: nestes anos não haverá nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!?
2E a palavra do Senhor veio a Elias, dizendo:
3?Parte daqui e toma a direção do oriente.Vai esconder-te junto à torrente de Carit, a leste do Jordão.
4Lá beberás da torrente, e eu ordenei aos corvos que lá te dêem alimento?.
5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado. Foi morar junto à torrente de Carit, a leste do Jordão.
6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.
7Passados alguns dias, porém, a torrente secou, pois não chovia mais na região. Em Sarepta, o milagre da farinha e do óleo
8Depois, a palavra do Senhor veio a ele, dizendo:
9?Põe-te a caminho, vai para Sarepta, na Sidônia, e fica morando ali, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento?.
10Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: ?Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha, para eu beber?.
11Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: ?Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão!?
12Ela respondeu: ?Juro, pela vida do Senhor teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperarmos a morte?.
13Elias replicou-lhe: ?Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho.
14Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: ?A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra??.
15A mulher foi e fez como Elias lhe tinha ordenado. E comeram, ele, ela e sua casa, durante muito tempo.
16A farinha da vasilha não acabou, nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por meio de Elias.
17RESSURREIÇÃO DO FILHO DA VIÚVA
Depois disso, sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente. Tão grave era seu estado, que já não respirava.
18Então a mulher disse a Elias: ?O que há entre mim e ti, homem de Deus? Porventura vieste à minha casa para me lembrares os meus pecados e fazeres morrer o meu filho??
19Elias respondeu-lhe: ?Dá-me teu filho!? Tomando o menino do regaço, levou- o ao quarto de cima, onde ele pernoitava, e o deitou sobre o leito.
20Depois, clamou ao Senhor: ?Senhor, meu Deus, queres afligir até a viúva que me hospeda em sua casa, matando- lhe o filho??
21Depois, por três vezes, estendeu-se sobre o menino e suplicou ao Senhor: ?Senhor, meu Deus, te rogo, faz a alma deste menino voltar às suas entranhas?.
22O Senhor ouviu a voz de Elias: a alma do menino lhe voltou e ele recuperou a vida.
23Elias tomou o menino, desceu com ele do quarto de cima para o interior da casa e o entregou à sua mãe, dizendo: ?Eis aqui teu filho vivo?.
24A mulher exclamou: ?Agora vejo que és um homem de Deus e que a palavra do Senhor em tua boca é verdade?.