Primeiro Livro dos Reis (1Rs) - Capítulo 20

1SAMARIA SITIADA PELOS ARAMEUS
Então Ben-Adad, rei de Aram, reuniu todo seu exército e trinta e dois reis consigo, e cavalos e carros, e subiu para lutar contra Samaria, sitiando-a.
2Enviou mensageiros a Acab, rei de Israel, na cidade,
3dizendo: ?Assim fala Ben-Adad: Tua prata e teu ouro são meus, e tuas mulheres e teus mais belos filhos são meus?.
4O rei de Israel mandou responder: ?Como dizes, senhor meu rei: eu sou teu, com tudo que possuo?.
5Na volta, os mensageiros comunicaram-lhe: ?Assim fala Ben-Adad: Mandei dizer-te: ?Dar-me-ás tua prata e teu ouro, tuas mulheres e teus filhos?.
6Pois bem, amanhã a esta hora mandarei meus servos a ti; revisarão tua casa e a casa de teus servos e porão a mão em tudo que é precioso a teus olhos para o entregar a mim?.
7O rei de Israel chamou todos os anciãos do país e disse: ?Prestai atenção, vede: ele quer nossa ruína. Quando da primeira vez me enviou mensageiros para requerer minhas esposas, meus filhos, minha prata e meu ouro, não recusei?.
8Disseram-lhe todos os mais velhos e todo o povo: ?Não lhe dês ouvidos nem consintas?.
9Respondeu então aos mensageiros de Ben-Adad: ?Dizei a meu senhor o rei: Farei tudo que da primeira vez mandaste dizer a mim, teu servo, mas o que pedes agora não posso fazer?. Os mensageiros voltaram e comunicaram a resposta a Ben-Adad.
10Ele os enviou novamente, dizendo: ?Os deuses me cumulem de castigos, se o pó da Samaria for suficiente para dar um punhado a toda a gente que me segue!?
11O rei de Israel respondeu: ?Dizei-lhe: Aquele que põe o cinturão para a guerra não se glorie como se já o estivesse tirando!?
12Quando ouviu essa resposta, Ben-Adad, que estava bebendo com os reis em sua tenda, ordenou aos seus oficiais: ?Cercai a cidade!? E eles a cercaram.
13A VITÓRIA SOBRE BEN-ADAD
Então um profeta acercou-se de Acab, rei de Israel, e disse: ?Assim fala o Senhor: Com certeza viste toda a imensa multidão. Hoje eu a entregarei em tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor?.
14Disse Acab: ?Por quem?? Disse-lhe ele: ?Assim fala o Senhor: Pelos soldados de elite dos chefes das províncias?. Ele então disse: ?Quem começará o combate?? Ele respondeu: ?Tu?.
15Então ele contou os soldados de elite dos chefes das províncias e chegou ao número de duzentos e trinta e dois. Depois contou o povo, os israelitas todos, e eram sete mil.
16E saiu em direção ao sul. Ben-Adad, porém, bebia e se embriagava em sua tenda, e com ele os trinta e dois reis que tinham vindo em seu auxílio.
17Os soldados de elite dos chefes das províncias saíram na primeira fileira. Ben-Adad foi informado de que homens saíram de Samaria.
18Disse ele: ?Se vêm em paz, prendei-os; se para combater, capturai-os vivos?.
19Os soldados de elite dos chefes das províncias tinham saído da cidade e o resto do exército os seguia,
20e cada um matava aquele que viesse contra ele. Os arameus fugiram e e Israel os perseguiu. Fugiu também Ben-Adad, rei de Aram, a cavalo com seus cavaleiros.
21E o rei de Israel, tendo também saído, abateu cavalos e carros, infligindo uma grande derrota a Aram.
22A BATALHA DE AFEC
O profeta aproximou-se do rei de Israel e disse-lhe: ?Vai, recobra ânimo, considera e vê o que tens de fazer, pois na virada do ano o rei de Aram subirá contra ti?.
23Entretanto o rei de Aram foi aconselhado por seus oficiais: ?O Deus deles é um Deus das montanhas. Por isto é que nos venceram. Lutemos contra eles na planície, e os venceremos.
24Faze o seguinte: destitui os reis, cada qual de seu lugar, e substitui-os por governadores.
25Restabelece o número dos teus soldados que foram mortos, e os cavalos e os carros, tudo conforme tinhas antes, e lutaremos contra eles no campo. Verás como os venceremos?. O rei confiou no seu conselho, e assim fez.
26Na virada do ano, Ben-Adad passou em revista os arameus e subiu a Afec, para combater contra Israel.
27Os israelitas também foram passados em revista e, providos de víveres, marcharam contra eles. Acampados diante deles pareciam dois pequenos rebanhos de cabras, ao passo que os arameus enchiam toda a região.
28O homem de Deus acercou-se do rei de Israel e disse: ?Assim fala o Senhor: Porque os arameus disseram: ?O Senhor é um Deus das montanhas, mas não das planícies?, entregarei essa grande multidão em tuas mãos, e sabereis que eu sou o Senhor?.
29Por sete dias os exércitos postavam suas fileiras frente a frente, até que no sétimo dia se travou a batalha. Os israelitas abateram num só dia cem mil soldados de Aram.
30Os que restaram fugiram para a cidade de Afec, mas os muros caíram sobre os vinte e sete mil sobreviventes. Ben-Adad fugiu na cidade de esconderijo em esconderijo.
31Disseram-lhe seus oficiais: ?Ouvimos dizer que os reis da casa de Israel são clementes. Vamos apresentarnos ao rei de Israel com um pano de saco na cintura e uma corda na cabeça. Talvez te poupe a vida?.
32Assim, com um pano de saco na cintura e uma corda na cabeça, apresentaram-se ao rei de Israel e disseram: ?Teu servo Ben-Adad diz: Peço-te que me deixes viver?. E ele disse: ?Ele ainda vive? É meu irmão!?
33Os homens consideraram isso como bom presságio e tomaram logo a palavra de sua boca; disseram: ?Ben-Adad é teu irmão?. Ele acrescentou: ?Ide e trazei-o a mim!? Então Ben-Adad veio até Acab, que o levou consigo no carro.
34Ben-Adad disse: ?Devolverei as cidades que meu pai tomou de teu pai, e tu podes abrir bazares para ti em Damasco, assim como meu pai fez em Samaria?. Disse Acab: ?Depois de feito um pacto eu te deixarei?. E fez um pacto com ele e deixou-o ir.
35Então um do grupo dos profetas, por ordem do Senhor, disse a um seu companheiro:? Fere-me!? Mas ele não quis feri-lo.
36?Porque não quiseste ouvir a voz do Senhor?, disse o primeiro, ?um leão te matará quando te afastares de mim?. Afastando- se ele um pouco, um leão veio-lhe ao encontro e o matou.
37O profeta encontrou outro homem e disse-lhe: ?Fere-me!? Este deu-lhe um golpe e o feriu.
38O profeta partiu e foi ao encontro do rei pelo caminho e se disfarçou, pondo uma faixa sobre seus olhos.
39Enquanto o rei passava, gritou para ele: ?Teu servo estava no coração da batalha, mas alguém trouxe-me um desertor e disse: ?Guarda este homem. Se ele fugir, pagarás sua vida com a tua ou com um talento de prata?.
40Ora, como eu estava ocupado aqui e ali, de repente ele desapareceu?. Disse-lhe o rei de Israel: ?Eis a tua sentença: tu mesmo a pronunciaste!?
41Ele, então, pôs-se de pé e tirou a faixa dos olhos, e o rei reconheceu que era um dos profetas.
42Este lhe disse: ?Assim fala o Senhor: Porque deixaste escapar de tua mão um homem que deveria ser morto, tua vida pagará pela sua, e teu povo, pelo seu povo?.
43O rei de Israel voltou para sua casa em Samaria triste e indignado.

Capítulos