Primeiro Livro dos Reis (1Rs) - Capítulo 7

1O PALÁCIO DE SALOMÃO
Salomão construiu também seu palácio, que levou treze anos para ser concluído.
2Construiu assim a casa chamada ?Floresta do Líbano?, com cinqüenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura, com quatro galerias de colunas de cedro sobre as quais se apoiavam vigas de cedro.
3O teto era de madeira de cedro, com quarenta e cinco traves apoiadas sobre as colunas, quinze por fileira.
4Havia três fileiras de janelas emolduradas, cada três janelas se correspondendo.
5Os marcos da porta tinham quatro quinas.
6Salomão fez um pórtico com colunas, de vinte e cinco metros sobre quinze, e na frente daquele pórtico maior fez outro, com colunas e telhado na frente.
7Fez o pórtico do trono, no qual se encontrava o tribunal, e revestiu o de madeira de cedro desde o pavimento até o teto.
8Sua residência se encontrava em outro pátio, do outro lado do pórtico, e era feita de maneira semelhante. Para a filha do Faraó que trouxera como esposa, Salomão fez uma casa semelhante a esse pórtico.
9Da rua até o átrio maior, tudo, desde o pavimento até o alto das paredes, era feito com pedras escolhidas, serradas na mesma forma e medida do lado interior e exterior.
10Os fundamentos também eram de pedras escolhidas, grandes pedras de cinco ou quatro metros.
11Daí para cima foram usadas pedras escolhidas, cortadas sob medida, e madeira de cedro.
12O átrio maior tinha ao redor três fileiras de pedras cortadas por uma fileira de cedro lavrado, da mesma forma como o átrio interior da Casa do Senhor e o pórtico do palácio.
13OS OBJETOS DE METAL DO TEMPLO
O rei Salomão mandou trazer Hiram de Tiro,
14filho de uma mulher viúva da tribo de Neftali, cujo pai era de Tiro e trabalhava em bronze. Ele tinha muita habilidade, inteligência e ciência para fazer qualquer trabalho em bronze. Ele apresentou-se ao rei Salomão e executou todos os seus encargos.
15Fundiu as duas colunas de bronze. Uma coluna tinha nove metros de altura por seis de circunferência; era oca por dentro e o metal tinha quatro polegadas de espessura. Assim era também a outra.
16Fez dois capitéis fundidos em bronze para serem postos no alto das colunas. Cada capitel tinha dois metros e meio de altura.
17Fez uma coroa de flores entretecidas e trançadas em forma de correntes, com admirável arte entrelaçadas nos capitéis que coroavam as colunas. Enfeitou cada capitel com sete desses trançados.
18Fez duas fileiras de romãs ao redor da armação que cobria o capitel no alto da coluna. Da mesma maneira fez com o outro capitel.
19Os capitéis em cima das colunas do pórtico eram como lírios e mediam dois metros.
20Nos capitéis em cima das duas colunas, em torno do globo que sobressaía aos trançados, foram fixadas duas fileiras de romãs, duzentas ao todo, tanto no primeiro como no segundo capitel.
21Ergueu as duas colunas junto ao pórtico do templo. Quando ergueu a coluna do lado direito, chamou-a com o nome de ?Jaquin?. Da mesma forma, erigiu a coluna do lado esquerdo e chamou-a com o nome de ?Booz?.
22Concluiu a obra das colunas armando-lhes no topo um enfeite em forma de lírios.
23Fez também, de metal fundido, um depósito de água, chamado ?o Mar?. Era redondo e tinha cinco metros de diâmetro por dois e meio de altura e quinze de circunferência.
24Sob a borda que o circundava fez ornamentos de flores, em duas fileiras, fundidas numa só peça com o depósito.
25O Mar repousava sobre doze touros, dos quais três olhavam para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste; com as costas viradas para dentro constituíam o apoio do depósito.
26O metal tinha um palmo de espessura. A borda era semelhante a uma borda de cálice em forma de lírio aberto. A capacidade era de oitenta mil litros .
27Hiram fez também de bronze dez suportes rolantes. Cada qual tinha quatro côvados de comprimento, quatro de largura e três de altura.
28Os suportes eram feitos com painéis presos entre travessas.
29Sobre os painéis entre as travessas havia leões, touros e querubins; da mesma forma, sobre as travessas, acima e abaixo dos leões e bois, havia guirlandas em relevo.
30Cada suporte tinha quatro rodas com eixos de bronze, quatro pés e como que pequenas espaldas fundidas contra as guirlandas para suportar a bacia.
31A boca da bacia era redonda e sua base tinha setenta e cinco centímetros de altura. Na boca havia várias esculturas. Os painéis eram quadrados, não redondos.
32Sob os painéis havia as quatro rodas, cujos eixos estavam integrados no suporte. Cada roda media setenta e cinco centímetros.
33As rodas eram como as que se costuma fazer para carros. Seus eixos, aros, raios e cubos eram todos fundidos.
34As quatro pequenas espaldas ficavam nos ângulos de cada suporte, fundidas com ele numa só peça.
35Na parte superior do suporte havia um cilindro de vinte e cinco centímetros de altura. Nessa parte superior havia apoios e os painéis integrados ao suporte.
36Também esculpiu querubins, leões e palmas na superfície das armações e dos painéis, de acordo com o espaço disponível em cada um, e grinaldas ao redor.
37Desta maneira fez dez suportes do mesmo molde, com as mesmas medidas e figuras.
38Fez ainda dez bacias de bronze, de dois metros, cada qual com capacidade para mil e quinhentos litros: uma bacia para cada um dos dez suportes.
39Ele instalou cinco suportes no lado direito do templo e cinco no lado esquerdo. O mar, ele o colocou no lado direito do templo, para o sudeste.
40Enfim, Hiram fez também caldeirões, pás e taças. Assim, terminou todos os encargos do rei Salomão na Casa do Senhor:
41as duas colunas e os dois globos dos capitéis no alto das colunas, os dois enfeites para cobrir os globos que estavam no alto das colunas,
42as quatrocentas romãs dos dois enfeites ? duas fileiras de romãs em cada enfeite, para cobrir os globos que estavam no alto das colunas ?,
43os dez suportes com suas respectivas bacias,
44O único ?Mar? e os doze touros embaixo dele,
45e caldeirões, pás e taças. Todos os utensílios que Hiram fez para o rei Salomão na Casa do Senhor eram de bronze polido.
46O rei mandou fundir todos na região dos campos do Jordão, na terra argilosa entre Sucot e Sartã.
47Salomão mandou instalar todos os utensílios. Como eram muitos, não foi possível avaliar o peso do bronze.
48Salomão mandou fazer todos os demais utensílios na Casa do Senhor: o altar de ouro e a mesa de ouro para os pães da proposição;
49os candelabros de ouro puro, cinco à direita e cinco à esquerda diante do Santíssimo, as flores e as lâmpadas que ficavam em cima, tudo dourado; as tenazes douradas;
50as tigelas, as facas, as taças, as vasilhas, os turíbulos, de ouro maciço; e os gonzos dourados das portas do Santíssimo, no interior, e das portas da nave do templo.
51Salomão concluiu todos os trabalhos na Casa do Senhor, trouxe a prata, o ouro e os utensílios que seu pai Davi consagrara e colocou tudo no tesouro da Casa do Senhor.

Capítulos