Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 23

1DAVI EM CEILA
Então avisaram a Davi: ?Os filisteus estão atacando Ceila e roubando os cereais?.
2Davi consultou o Senhor, dizendo: ?Devo ir e atacar os filisteus?? O Senhor respondeu: ?Vai, ataca os filisteus e salva Ceila?.
3Os homens que estavam com Davi disseram: ?Já aqui em Judá temos tanto a temer, quanto mais se formos a Ceila para atacar as tropas dos filisteus?.
4Davi consultou novamente o Senhor, que lhe respondeu: ?Põe-te em marcha, vai a Ceila. Eu entregarei os filisteus em tuas mãos?.
5Então Davi foi com os seus homens a Ceila e lutou contra os filisteus, tomou-lhes o gado e infligiu-lhes um grande golpe, salvando os habitantes de Ceila.
6Entretanto Abiatar filho de Abimelec, ao fugir para onde estava Davi, em Ceila, tinha trazido consigo consigo o efod.
7Contaram a Saul que Davi havia ido a Ceila. Saul disse: ?Deus o trouxe às minhas mãos, pois foi encerrar-se numa cidade com portas e ferrolhos!?
8Saul convocou todo o povo para descer a Ceila e lutar, cercando Davi e seus homens.
9Quando Davi ficou sabendo que Saul maquinava maus propósitos contra ele, disse ao sacerdote Abiatar: ?Traze o efod!?
10Davi disse: ?Senhor, Deus de Israel, teu servo ouviu dizer que Saul está prestes a vir a Ceila para destruir a cidade por minha causa.
11Será que os homens de Ceila vão entregar-me em suas mãos? Será que Saul vai descer, como ouvi dizer? Senhor, Deus de Israel, indica-o a teu servo!? O Senhor disse: ?Descerá?.
12Disse Davi: ?Os homens de Ceila entregar-me-ão, a mim e aos que estão comigo, nas mãos de Saul?? O Senhor disse: ?Entregarão?.
13Davi partiu então de Ceila com seus homens, cerca de seiscentos, e andaram errantes. Saul, informado de que Davi fugira de Ceila, desistiu de seu plano.
14DAVI REENCONTRA JÔNATAS EM HORESA
Davi ficou morando nos esconderijos do deserto. Permanecia nas montanhas, no deserto de Zif. Saul continuou procurando-o, mas Deus não deixou Davi cair em suas mãos.
15Davi soube que Saul tinha saído para tirar-lhe a vida. Estava então no deserto de Zif, em Horesa.
16
17?Não temas, pois a mão de meu pai não te atingirá. Tu reinarás sobre Israel, e eu serei o teu segundo. Saul, meu pai, o sabe?.
18Ambos fizeram um pacto diante do Senhor. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para sua casa.
19DAVI ESCAPA A SAUL
Alguns de Zif subiram até Saul em Gabaá e disseram-lhe: ?Davi está escondido entre nós no fortim de Horesa, na colina de Aquila, ao sul da estepe?
20Se quiseres descer, ó rei, desce então. Nós nos encarregaremos de entregá-lo nas mãos do rei?.
21Saul disse: ?O Senhor vos abençoe, pois tivestes pena de mim.
22Ide, pois, informaivos melhor e procurai saber mais; investigai por onde ele andou ou quem o viu. Foi-me dito que ele é muito astuto.
23Explorai e descobri todos os lugares onde ele se esconde, e voltai a mim com informações seguras, para que eu vá convosco. Pois se ele estiver na região, eu o perseguirei em todos as partes de Judá?.
24Eles logo partiram para Zif, à frente de Saul. Davi e seus homens estavam no deserto de Maon, na Arabá, ao sul da estepe.
25Quando Saul partiu com seus homens à sua procura, Davi foi informado disso e desceu aos rochedos do deserto de Maon, onde permaneceu. Saul soube e perseguiu Davi no deserto de Maon.
26Saul ia por uma vertente da montanha, e Davi e seus homens pela outra. Davi fugia precipitadamente para escapar de Saul, enquanto Saul e seus homens estavam tentando cercar Davi e seus homens para pegá- los.
27Veio então um mensageiro a Saul, dizendo: ?Vem depressa, pois os filisteus invadiram o país?.
28Saul voltou. Desistindo de perseguir Davi, marchou contra os filisteus. Por isso, chamaram aquele lugar de ?Rocha da Divisão?.

Capítulos