Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 5

1A ARCA PREJUDICA OS FILISTEUS
Depois que os filisteus tomaram a arca de Deus, levaram-na de Ebenezer a Azoto.
2Tomaram a arca de Deus e a introduziram no templo de Dagon, onde a colocaram junto a Dagon.
3Quando, na manhã seguinte, os de Azoto se levantaram, encontraram Dagon caído por terra diante da arca do Senhor. Tomaram Dagon e o repuseram no seu lugar.
4No dia seguinte levantaram-se novamente pela manhã e encontraram Dagon caído por terra diante da arca do Senhor: a cabeça de Dagon e as duas mãos tinham sido cortadas e postas na entrada, só o tronco sobrara a Dagon.
5Por isso, até o dia de hoje, os sacerdotes de Dagon e todos os que entram no seu templo não pisam no limiar de Dagon em Azoto.
6A mão do Senhor pesou sobre o povo de Azoto e o afligiu com tumores, em Azoto e nos arredores.
7Quando os habitantes de Azoto viram a praga, disseram: ?Não fique conosco a arca do Deus de Israel, porque sua mão se endureceu contra nós e contra nosso deus Dagon?.
8Tendo enviado mensageiros, convocaram todos os príncipes dos filisteus para que se reunissem com eles e disseram: ?O que faremos com a arca do Deus de Israel?? Responderam: ?A arca do Deus de Israel seja transferida para Gat?. E a arca do Deus de Israel foi transferida.
9Mas logo que a transferiram, a mão do Senhor caiu sobre a cidade, e houve grande pavor; os homens da cidade, do maior até o menor, foram afligidos e atingidos por tumores.
10Mandaram, então, a arca de Deus a Acaron. Assim que a arca de Deus chegou em Acaron, os acaronitas gritaram, dizendo: ?Trouxeram-nos a arca do Deus de Israel para destruir a nós e a nosso povo?.
11Mandaram então convocar todos os príncipes dos filisteus e disseram: ?Devolvei a arca do Deus de Israel ao seu lugar. Que não mais destrua a nós e a nosso povo?. De fato, toda a cidade se tomou de pânico mortal e a mão de Deus pesava sobre ela.
12Os que não tinham morrido eram acometidos de tumores, e os gritos de aflição da cidade subiam ao céu.

Capítulos