Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 8

1SAMUEL E SAUL ISRAEL PEDE UM REI
Quando envelheceu, Samuel constituiu seus filhos juízes em Israel.
2O primeiro chamava- se Joel, e o segundo, Abias. Atuavamcomo juízes em Bersabéia.
3Não seguiam, porém, os caminhos de Samuel, mas, orientando-se pela ganância, aceitavam suborno e infringiam o direito.
4Todos os anciãos de Israel se reuniram e foram procurar Samuel em Ramá.
5Disseram-lhe: ?Olha, tu estás velho, e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei para que nos governe, como se faz em todos os povos?.
6Samuel se desgostou, quando lhe disseram: ?Dá-nos um rei para que nos governe?. E invocou o Senhor.
7O Senhor disse a Samuel: ?Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles.
8Fazem o que sempre fizeram, desde o dia em que os tirei do Egito até hoje. Assim como me abandonaram e serviram a outros deuses, assim procedem contigo.
9Atende-os, mas adverte-os seriamente, dando-lhes a conhecer os direitos do rei que reinará sobre eles?.
10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo que lhe pedira um rei.
11Declarou: ?Eis o direito do rei que reinará sobre vós: Ele tomará vossos filhos para os encarregar dos seus carros de guerra e dos seus cavalos, e os fará correr à frente do seu carro.
12Fará deles chefes de mil e de cinqüenta e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros.
13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários.
15Cobrará o dízimo das vossas colheitas e das vossas vinhas e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados.
16Tomará vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele.
17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós mesmos sereis seus escravos.
18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos atenderá?.
19O povo, porém, não quis dar ouvidos às razões de Samuel e disse: ?Não importa! Queremos um rei,
20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras?.
21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor.
22Mas o Senhor disse-lhe: ?Atende o seu pedido, dá-lhes um rei?. Então Samuel dispensou os homens de Israel: ?Volte cada um à sua cidade.?