Primeira Epístola aos Tessalonicenses (1Ts) - Capítulo 2

1O MINISTÉRIO DE PAULO EM TESSALÔNICA
Irmãos, vós bem sabeis que a nossa chegada entre vós não foi sem fruto.
2Pelo contrário: embora, pouco antes, tivéssemos sofrido maus-tratos e ultrajes em Filipos, como é de vosso conhecimento, o nosso Deus nos deu coragem e segurança para vos anunciar seu evangelho, em meio a muitas lutas.
3Pois a nossa exortação não vinha de ilusão ou más intenções, nem acompanhada de astúcia.
4Mas Deus nos examinou e aprovou para nos confiar o evangelho, e é assim que falamos, não para agradar a seres humanos, mas a Deus, que examina os nossos corações.
5Aliás, sabeis muito bem que nunca bajulamos ninguém, nem fomos movidos por alguma ambição disfarçada ? Deus é testemunha.
6Também não buscamos glória humana, nem junto de vós nem junto de outros,
7embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos fazer valer a nossa autoridade. Entretanto, nos tornamos pequenos no meio de vós. Imaginai uma mãe acalentando os seus filhinhos,
8assim a nossa afeição por vós. Estávamos dispostos, não só a comunicar-vos o evangelho de Deus, mas a dar-vos nossa própria vida, tão caros vos tínheis tornado a nós!
9Irmãos, certamente vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Foi trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, que proclamamos entre vós o evangelho de Deus.
10Vós sois testemunhas ? e Deus também ? de que sempre vos tratamos com religioso respeito, com justiça e com toda a distinção, a vós que abraçastes a fé.
11Sabeis também que, como um pai faz com seus filhos,
12nós exortamos e encorajamos e adjuramos todos e a cada um de vós a que leveis uma vida digna de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
13A RECEPÇÃO DA PALAVRA PELA COMUNIDADE
Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais.
14De fato, irmãos, vos tornastes imitadores das igrejas de Deus que vivem na Judéia no Cristo Jesus, pois vós também sofrestes da parte de vossos compatriotas o que elas sofreram da parte dos judeus ali.
15Estes mataram o Senhor Jesus, como mataram os profetas e como também perseguiram a nós; não procuram agradar a Deus e são inimigos de todos.
16Impedem-nos de pregar aos pagãos para que sejam salvos, e, assim, vão sempre completando a medida dos seus pecados. Mas a ira de Deus está prestes a cair sobre eles.
17A VISITA IMPEDIDA
Quanto a nós, irmãos, longe de vós por pouco tempo ? longe da vista, não do coração ?, redobramos os esforços para ir ver-vos, pois estávamos com muita saudade.
18Sim, quisemos fazer-vos uma visita ? eu, Paulo ?, por mais de uma vez, mas Satanás nos impediu.
19Na verdade, qual é a nossa esperança, a nossa alegria ou a nossa coroa de glória diante de nosso Senhor Jesus, no dia da sua vinda, a não ser vós?
20Sem dúvida, vós sois a nossa glória e a nossa alegria.

Capítulos