Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 14

1ASA LUTA CONTRA A IDOLATRIA
Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus. Mandou destruir os altares dos deuses alheios e os lugares altos,
2quebrar as colunas sagradas e cortar os postes idolátricos.
3Exortou os judaítas a serem fiéis ao Senhor, Deus de seus pais, e a observarem a lei e os mandamentos.
4Também acabou em todas as cidades de Judá com os lugares altos e os altares de incenso. No seu governo o reino conheceu tranqüilidade.
5Com o país assim tranqüilo, construiu fortificações em Judá. Não houve guerra naqueles anos, pois o Senhor lhe concedeu sossego.
6VITÓRIA DE ASA SOBRE O ETÍOPE ZARA
Asa disse à gente de Judá: ?Vamos fortificar aquelas cidades e rodeá-las de muralhas, torres e portões com ferrolhos. Por ora o país está livre. Porque procuramos o Senhor, nosso Deus, ele se ocupou de nós e nos concedeu sossego de todos os lados?. Começaram então a construir e foram bem sucedidos.
7Asa tinha um exército, armado de escudos e lanças, composto de trezentos mil judaítas, e os benjaminitas, armados de escudos e treinados no uso do arco, eram duzentos e oitenta mil, todos eles soldados de valor.
8Mas Zara, o etíope, marchou contra ele com um milhão de soldados e trezentos carros, chegando até Maresa.
9Asa o enfrentou e pôs-se em ordem de batalha no vale a norte de Maresa.
10Invocou o Senhor, seu Deus, dizendo: ?Ninguém pode como tu ajudar o fraco contra o forte. Ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, pois em ti nos apoiamos e em teu nome viemos para enfrentar esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus. Não deixes um ser humano prevalecer contra ti?.
11O Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá, e os etíopes fugiram.
12Asa e o exército os perseguiram até Gerara. Tantas foram as baixas dos etíopes, que não sobrou nenhum com vida, pois foi diante do Senhor e do seu acampamento que eles foram destroçados. Os despojos de guerra foram imensos.
13Destruíram todas as cidades em redor de Gerara, dominadas pelo pânico diante do Senhor. Saquearam todas as cidades, pois havia muita coisa para levar.
14Também devastaram as tendas das áreas pastoris e levaram consigo grande quantidade de gado e de camelos. Depois voltaram para Jerusalém.

Capítulos