Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 17

1REINADO DE JOSAFÁ. A LEI ENSINADA AO POVO
Seu filho Josafá tornou-se rei em seu lugar e conseguiu impor-se a Israel.
2Estacionou forças militares em todas as cidades fortificadas de Judá e guarnições no território de Judá e nas cidades de Efraim conquistadas por seu pai Asa.
3O Senhor estava com Josafá, pois ele seguia os caminhos iniciais de seu pai e não procurou aos ídolos de Baal.
4Procurou, sim, o Deus de seu pai e andou de acordo com seus mandamentos, não imitando Israel.
5Por isso, o Senhor consolidou o seu poder real. Todo Judá levava presentes a Josafá, que assim granjeou muita riqueza e honra.
6E tanto se animou em seguir no caminho do Senhor, que eliminou de Judá os lugares altos e os postes sagrados.
7No terceiro ano do seu reinado enviou os notáveis Ben-Hail, Abdias, Zacarias, Natanael e Miquéias a ensinar nas cidades de Judá,
8junto com os levitas Semeías, Natanias, Zabadias, Asael, Semiramot, Jônatas, Adonias e Tobias e os sacerdotes Elisama e Jorão.
9Eles ensinaram em Judá, utilizando o livro da Lei do Senhor. Percorreram todas as cidades de Judá e instruíram o povo.
10Todos os reinos vizinhos de Judá sentiam medo do Senhor e evitavam guerrear contra Josafá.
11Houve filisteus que levaram a Josafá presentes e prata como tributo. Também os árabes levaram-lhe gado miúdo, a saber, sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes.
12ORGANIZAÇÃO MILITAR DE JOSAFÁ
Assim Josafá se tornava sempre mais poderoso, chegando ao auge. Construiu em Judá fortalezas e cidades-depósito.
13Tinha muitos funcionários nas cidades de Judá e um exército bem treinado em Jerusalém.
14Eis como eram distribuídos os cargos, segundo os clãs. Em Judá havia como chefes de mil: o chefe Ednas, com trezentos mil soldados treinados;
15A seu lado o chefe Joanã com duzentos e oitenta mil soldados;
16A seu lado Amasias filho de Zecri, que se mostrara generoso com o Senhor e tinha sob seu comando duzentos mil guerreiros treinados.
17De Benjamim era o valente guerreiro Eliada, à testa de duzentos mil soldados armados de arco e escudo.
18A seu lado estava Jozabad, com cento e oitenta mil homens preparados para a guerra.
19Esses estavam a serviço do rei, além daqueles que o rei tinha destacado para todas as cidades fortificadas de Judá.