Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 2

1PREPARATIVOS PARA O TEMPLO
Salomão mandou reunir setenta mil carregadores e oitenta mil trabalhadores para cortar pedras na montanha e mais três mil e seiscentos contramestres.
2Mandou a Hiram, rei de Tiro, esta mensagem: ?Assim como atendeste meu pai Davi, mandando-lhe madeira de cedro para a construção de uma casa para ele residir,
3agora atende a mim que devo construir uma casa a ser consagrada ao nome do Senhor, meu Deus. Nela se queimará suave incenso, haverá sempre o pão sagrado da apresentação, holocaustos todas as manhãs e todas as tardes, nos sábados, no princípio de cada mês e nas festas em honra do Senhor, nosso Deus, pois isso é prescrito a Israel para sempre.
4O templo que vou construir deve ser grande, pois nosso Deus é maior que todos os deuses.
5Mas quem é capaz de lhe construir uma casa? Nem os céus, nem os céus dos céus são capazes de abarcá-lo! E quem sou eu para lhe construir uma casa? Sou apenas capaz de queimar incenso diante dele.
6Agora, envia-me alguém que seja hábil em trabalhos de ouro, prata, bronze, ferro, púrpura vermelha, carmesim e púrpura roxa e capaz de fazer gravuras, junto com os artistas que tenho em Judá e em Jerusalém, preparados por meu pai Davi.
7Manda-me também troncos de cedro e de cipreste, e sândalo do Líbano. Eu sei que teus empregados têm muito jeito para cortar árvores do Líbano. Meus empregados trabalharão com os teus.
8Que preparem grande quantidade de madeira, pois o templo que vou construir deverá ser muito grande e maravilhoso.
9Para alimentação de teus empregados que vão derrubar as árvores, darei vinte mil cargas de trigo, vinte mil cargas de cevada, vinte mil talhas de vinho e vinte mil talhas de azeite?.
10E Hiram, rei de Tiro, mandou a Salomão, por escrito, a seguinte mensagem: ?Foi por amor ao povo que o Senhor te constituiu rei sobre ele?.
11E acrescentou: ?Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, Criador do céu e da terra, que deu a Davi um filho tão sábio, perspicaz e inteligente, que se dispõe a construir um templo para o Senhor e um palácio para si.
12Pois bem, eu te envio um homem hábil e entendido: o mestre Hiram,
13filho de mulher danita e de pai tírio. Ele sabe trabalhar com ouro, prata, bronze, ferro, pedra e madeira, bem como púrpura vermelha e roxa, linho e carmesim. Entende de gravações de qualquer espécie e executa qualquer desenho encomendado, em colaboração com os teus profissionais e os de teu pai Davi, meu senhor.
14Podes enviar a teus servos, senhor, o trigo, a cevada, o azeite e o vinho que prometeste.
15Cortaremos as árvores do Líbano na medida em que precisares e vamos enviá-las em balsas pelo mar a Jope. Dali tu as transportarás para Jerusalém?.
16Salomão mandou contar todos os estrangeiros residentes na terra de Israel, depois do recenseamento realizado por seu pai Davi. O número deles foi cento e cinqüenta e três mil e seiscentos,
17setenta mil dos quais empregou como carregadores, oitenta mil como cortadores de pedras na montanha e três mil e seiscentos como contramestres, para fazerem os operários trabalhar.

Capítulos