Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 21

1REINADO DESASTROSO DE JORÃO
Josafá adormeceu junto de seus pais e foi sepultado junto dos antepassados na Cidade de Davi. Seu filho Jorão lhe sucedeu no trono.
2Seus irmãos, filhos de Josafá, eram Azariá,Jaiel, Zacarias, Azarias, Miguel e Safatias. Todos esses eram filhos de Josafá, rei de Israel.
3O pai lhes tinha dado muitos presentes em prata, ouro e jóias, além de cidades fortificadas em Judá, mas o trono ele dera a Jorão, por ser este o primogênito.
4Depois de ter subido ao trono do pai e ter-se firmado no poder,Jorão mandou matar pela espada todos os irmãos e também alguns dos notáveis de Israel.
5Jorão tinha trinta e dois anos quando se tornou rei. Ele reinou oito anos em Jerusalém.
6Seguiu o exemplo dos reis de Israel e seu proceder foi igual ao da casa de Acab, pois casara-se com uma filha de Acab e assim fez o que é mau aos olhos do Senhor.
7Mas por causa da aliança feita em favor de Davi, o Senhor não quis acabar com a casa de Davi, pois prometera manter sempre acesa uma lâmpada para ele e para seus descendentes.
8Em seus dias os edomitas se rebelaram contra o domínio de Judá e constituíram um rei para si.
9Jorão atravessou a fronteira, acompanhado dos oficiais e de todos os carros de combate. Durante a noite ele avançou e bateu os edomitas que o tinham cercado, a ele e aos comandantes dos carros.
10Mas Edom ficou rebelado contra o domínio de Judá até hoje. Naquela época também Lebna se rebelou contra o domínio de Jorão. Foi porque ele abandonara o Senhor, o Deus dos pais.
11Ele mesmo mandou construir lugares de culto nas colinas de Judá e assim induziu os moradores de Jerusalém à idolatria e levou Judá à apostasia.
12Então chegou às suas mãos um escrito do profeta Elias nestes termos: ?Assim falou o Senhor, o Deus de teu pai Davi: Não seguiste o exemplo de teu pai Josafá e o de Asa, rei de Judá,
13mas o dos reis de Israel. Induziste Judá e os habitantes de Jerusalém à idolatria, assim como o fez a casa de Acab, e por cima assassinaste teus irmãos, da casa de teu pai, que eram melhores do que tu.
14Por isso o Senhor vai fazer cair uma desgraça terrível sobre teu povo, teus filhos, tuas mulheres e sobre todas as tuas propriedades.
15Tu mesmo ficarás gravemente enfermo de uma doença intestinal, que no decorrer do tempo fará os intestinos saírem?.
16O Senhor despertou contra Jorão a fúria dos filisteus e dos árabes vizinhos dos etíopes.
17Eles marcharam contra Judá e entraram no país. Levaram consigo todas as riquezas que encontraram no palácio real, inclusive os filhos e as mulheres. Ficou sobrando apenas Joacaz, o caçula dos filhos.
18Depois de tudo isso, Deus lhe mandou uma doença intestinal incurável.
19Depois de algum tempo, mais exatamente ao cabo de dois anos, a doença lhe fez sair os intestinos e assim ele morreu com dores horríveis. O povo não lhe queimou aromas, como fizeram com os antepassados.
20Tinha subido ao trono aos trinta e dois anos de idade e reinou oito anos em Jerusalém. Ele se foi sem deixar saudades e foi sepultado na Cidade de Davi, não porém no cemitério dos reis.

Capítulos