Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 28

1REINADO DE ACAZ, DADO À IDOLATRIA
Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar. Ele reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez o que é reto aos olhos do Senhor como o havia feito Davi, seu pai.
2Seguiu o exemplo dos reis de Israel,inclusive mandou fazer imagens de metal fundido de Baal.
3Queimou incenso no vale dos filhos de Enom e até passou seus filhos ao fogo, segundo os costumes abomináveis das nações que o Senhor tinha expulso à frente dos israelitas.
4Ofereceu sacrifícios e incenso nos lugares altos e nas colinas, e sob qualquer árvore frondosa.
5INSUCESSOS DE JOATÃO CONTRA ARAM
O Senhor Deus o entregou ao poder do rei de Aram, que o derrotou e levou grande número de seus homens presos para Damasco. Caiu também no poder do rei de Israel, que lhe infligiu fragorosa derrota.
6Facéia filho de Romelias matou em Judá cento e vinte mil num só dia, soldados valorosos, porque tinham abandonado o Deus de seus pais.
7Zecri, um dos valentes de Efraim, matou o príncipe Maasias, Ezricam, mordomo do palácio, e Elcana, o primeiro ministro do rei.
8De seus irmãos, os israelitas levaram como prisioneiras duzentas mil mulheres, filhos e filhas e enorme quantidade de despojos, transportando tudo para Samaria.
9Ora, havia lá um profeta do Senhor, chamado Oded. Saiu ao encontro do exército que entrava em Samaria e falou: ?Foi por estar irritado contra Judá que o Senhor, o Deus de seus pais, os entregou em vosso poder, mas vós fizestes uma matança no meio deles com uma violência que atinge os céus,
10e agora estais pensando em submeter a vós os habitantes de Judá e de Jerusalém como escravos e escravas. Mas será que vós não tendes igualmente pecados a descontar perante o Senhor, vosso Deus?
11Agora escutai-me! Mandai de volta os prisioneiros que fizestes no meio de vossos irmãos, pois a ira do Senhor pesa sobre vós?.
12Então alguns dos notáveis de Efraim, a saber, Azarias filho de Joanã, Baraquias filho de Mosolamot, Ezequias filho de Selum e Amasa filho de Hadali se apresentaram aos que voltavam da campanha militar
13e lhes disseram: ?Não entreis aqui com os prisioneiros. Já somos culpados perante o Senhor e agora pensais em aumentar ainda mais nossos pecados e nossas culpas. Sim, muito grande é nossa culpa e a ira divina que ameaça Israel?.
14Os soldados largaram os prisioneiros e os despojos diante dos notáveis e de toda a assembléia.
15E homens nominalmente designados se apresentaram e tomaram conta dos prisioneiros. Vestiram os que estavam nus com roupas que faziam parte da presa de guerra, deram-lhes sandálias, deram-lhes de comer e beber e untaram-lhes as feridas. Carregaram sobre mulas todos os que não podiam andar e os conduziram a Jericó, a cidade das palmeiras, nas proximidades de seus irmãos. Depois voltaram para Samaria.
16HUMILHAÇÃO DE JUDÁ
Naquele tempo Acaz mandou mensageiros ao rei da Assíria, pedindo-lhe auxílio.
17Também os edomitas invadiram vitoriosamente Judá e de lá levaram prisioneiros.
18Igualmente os filisteus invadiram as cidades da planície e no Sul de Judá e conquistaram Bet- Sames, Aialon, Guederot e Socó com os povoados, Tamna com os povoados e Gamzo com os povoados, e lá se estabeleceram.
19Assim o Senhor humilhou Judá por causa de Acaz, rei de Judá, com sua conduta desregrada em Judá e sua total infidelidade em relação ao Senhor.
20Teglat-Falasar, rei da Assíria, marchou contra ele e o colocou em apuros, em vez de apoiá-lo.
21Acaz despojou a Casa do Senhor, o palácio real e os altos funcionários e entregou tudo ao rei da Assíria, mas não adiantou nada.
22INFIDELIDADE RELIGIOSA E FIM DE ACAZ
Mesmo estando em apuros, continuou o rei Acaz a pecar contra o Senhor.
23Ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco que o tinham vencido, pois assim pensava: ?São os deuses dos reis de Aram que os ajudaram. Vou oferecer sacrifícios a eles para que me ajudem?, mas eles se tornaram causa de ruína para ele e para todo o Israel.
24Acaz juntou todos os objetos da casa de Deus e os despedaçou. Fechou as portas da casa de Deus e mandou por conta própria fazer altares em todas as esquinas de Jerusalém.
25Em cada cidade de Judá mandou construir lugares altos a fim de se queimar incenso para outros deuses, irritando assim o Senhor, Deus de seus pais.
26O resto de seus atos e procedimentos, dos primeiros até os últimos, tudo está escrito no Livro dos Reis de Judá e de Israel.
27E Acaz adormeceu junto dos pais e foi enterrado na cidade, em Jerusalém, mas não o levaram ao cemitério dos reis de Judá. Seu filho Ezequias tornou-se rei em seu lugar.

Capítulos