Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 29

1DE EZEQUIAS ATÉ O EXÍLIO - EZEQUIAS REABRE E PURIFICA O TEMPLO
Ezequias começou a reinar aos vinte e cinco anos de idade. Ele reinou vinte e nove anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Abia e era filha de Zacarias.
2Ele fez o que é reto aos olhos do Senhor, a exemplo de Davi, seu antepassado.
3No primeiro ano do reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do Senhor e as restaurou.
4Mandou buscar os sacerdotes e os levitas e os reuniu na praça oriental.
5Disse-lhes: ?Escutai-me, levitas! Agora santificai-vos e purificai a Casa do Senhor, o Deus de vossos pais. Retirai do santuário o que é impuro.
6Nossos pais foram infiéis, fizeram o que é mau aos olhos do Senhor, nosso Deus, e o abandonaram. Desviaram o rosto da morada do Senhor, voltaram-lhe as costas.
7Até trancaram as portas do vestíbulo e apagaram as lâmpadas no santuário. Não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos ao Deus de Israel.
8Por isso a ira de Deus pesou sobre Judá e Jerusalém, que se tornaram objeto de espanto, de pavor e de maledicência, como vós mesmos podeis observar.
9Nossos pais caíram sob a espada e nossos filhos, filhas e mulheres foram levados para o cativeiro por causa disso.
10Agora estou resolvido a concluir uma aliança com o Senhor, Deus de Israel, para que se afaste de nós o ardor de sua ira.
11Meus filhos, não sejais lerdos, pois é a vós que o Senhor escolheu para estar em sua presença, servir-lhe, ser seus ministros e oferecer-lhe incenso?.
12Prontificaram-se então os seguintes levitas: Maat filho de Amasai e Joel filho de Azarias, que eram caatitas; dentre os meraritas: Cis filho de Abdi e Azarias filho de Jalaleel; dentre os gersonitas: Joaé filho de Zema e Eden filho de Joaé;
13dos descendentes de Elisafã: Samri e Jeiel; dos descendentes de Asaf: Zacarias e Matanias;
14dos descendentes de Hemã: Jaiel e Semei; e dos descendentes de Jedutun: Semeias e Oziel.
15Eles reuniram os colegas e se santificaram. Depois, seguindo a ordem do rei e de acordo com as palavras do Senhor, começaram a purificar a Casa do Senhor.
16Os sacerdotes entraram no interior da Casa do Senhor para a purificar, tirando toda coisa impura que encontraram no santuário do Senhor, levando tudo para o pátio, onde os levitas o recolheram e levaram para fora, ao vale do Cedron.
17Começaram no primeiro dia do primeiro mês e no oitavo dia do mês chegaram até o vestíbulo sagrado. Depois consagraram a Casa do Senhor durante oito dias, terminando no décimo sexto dia do mês.
18OS SACRIFÍCIOS EXPIATÓRIOS E A REINAUGURAÇÃO DO CULTO
Em seguida foram falar com o rei Ezequias. Disseram-lhe: ?Purificamos toda a Casa do Senhor, o altar dos holocaustos com todos os utensílios, a mesa da apresentação com os pertences,
19como também todos os objetos que na sua impiedade o rei Acaz, durante o reinado, jogou fora como sendo sem valor; nós os recolocamos no lugar e os consagramos. Podes ver, estão todos diante do altar do Senhor?.
20De manhã cedo, o rei Ezequias reuniu as autoridades da cidade e subiu à Casa do Senhor.
21Foram trazidos sete novilhos, sete carneiros, sete cordeiros e sete bodes, para serem oferecidos como sacrifício pelo pecado, em favor do governo real, do santuário e de Judá. E o rei ordenou aos descendentes de Aarão, os sacerdotes, que oferecessem um holocausto sobre o altar do Senhor.
22Os novilhos foram imolados e os sacerdotes recolheram o sangue, aspergindo com ele o altar; imolaram os carneiros, aspergindo com o sangue o altar; imolaram também os cordeiros e com o sangue aspergiram o altar.
23Depois apresentaram os bodes do sacrifício pelo pecado diante do rei e da assembléia, que colocaram as mãos sobre eles.
24Os sacerdotes os imolaram e aplicaram o sangue ao altar com o rito de expiação, para expiar os pecados de todo o Israel, pois foi por todo o Israelque o rei tinha encomendado o holocausto e o sacrifício pelo pecado.
25Ele mandou que os levitas se apresentassem no templo com címbalos, harpas e cítaras, segundo as normas fixadas por Davi e por Gad, o vidente do rei, e pelo profeta Natã. (Pois esta ordem veio de Deus por meio dos profetas.)
26Os levitas se apresentaram com os instrumentos musicais de Davi e os sacerdotes com as trombetas.
27Ezequias deu ordem para colocar o holocausto sobre o altar; e logo que começou o oferecimento do holocausto, começou também o canto ao Senhor, o som das trombetas e a música ao tom dos instrumentos musicais de Davi, rei de Israel.
28Toda a assembléia prostrou-se, o canto foi entoado e as trombetas ressoaram, tudo isso até completar-se a oferta do holocausto.
29Terminado o sacrifício, o rei e os acompanhantes se inclinaram e se prostraram.
30O rei Ezequias e os notáveis pediram que os levitas louvassem o Senhor com as palavras de Davi e do vidente Asaf. E eles cantaram ao Senhor com júbilo, inclinando-se e prostrando-se.
31Ezequias tomou a palavra e disse: ?Agora que estais consagrados ao Senhor, aproximai-vos e trazei à Casa do Senhor vítimas para o sacrifício de ação de graças?. E toda a assembléia trouxe vítimas para o sacrifício de ação de graças e holocaustos, conforme cada um queria oferecer voluntariamente.
32Ora, o número dos holocaustos que a assembléia ofereceu foi de setenta novilhos, cem carneiros e duzentos cordeiros, tudo isso oferecido em holocausto ao Senhor.
33E as ofertas votivas somaram seiscentos novilhos e três mil ovelhas.
34No entanto os sacerdotes não eram em número suficiente para tirar a pele de todas as vítimas; por isso seus irmãos, os levitas, os auxiliaram até a tarefa estar terminada e outros sacerdotes estarem purificados. (Os levitas foram mais diligentes em purificar-se do que os sacerdotes.)
35Ora, os holocaustos foram em número muito grande, acrescidos das partes gordurosas dos sacrifícios de comunhão e das libações que completam o holocausto. Assim foi restaurado o culto na Casa do Senhor.
36Ezequias e todo o povo estavam muito satisfeitos pelo que Deus realizara para o povo, e isso em pouco tempo.

Capítulos