Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 34

1REINADO DE JOSIAS. INÍCIO DA REFORMA RELIGIOSA
Josias tinha oito anos quando começou a reinar e seu reinado em Jerusalém durou trinta e um anos.
2Fez o que é reto aos olhos do Senhor, seguindo os caminhos de seu pai Davi. Não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.
3No oitavo ano de seu reinado, sendo ainda jovem, começou a procurar o Deus de seu pai Davi, e no ano doze começou a purificar Judá e Jerusalém dos lugares altos, dos postes sagrados, das estátuas e das imagens fundidas.
4Por seu incentivo foram destruídos os altares dos ídolos de Baal e derrubados os incensórios que se achavam sobre eles. Quanto aos postes sagrados, as estátuas e imagens fundidas, ele as quebrou e reduziu a pó, que espalhou sobre os sepulcros daqueles que lhes tinham oferecido sacrifícios.
5Queimou as ossadas dos sacerdotes sobre os altares e assim purificou Judá e Jerusalém.
6Fez o mesmo nas cidades de Manassés, de Efraim e de Simeão, até à altura de Neftali e nas vizinhanças.
7Destruiu os altares, despedaçou e esmigalhou os postes sagrados e as estátuas e deitou abaixo os incensórios em todo o território de Israel. Depois regressou a Jerusalém.
8RESTAURAÇÃO DO TEMPLO. O LIVRO DA LEI
No ano dezoito do reinado, depois de purificar o país e o templo, encarregou a Safã filho de Eselias, a Maasias, prefeito da cidade, e a Joaé, filho do chanceler Joacaz, de restaurarem a Casa do Senhor, seu Deus.
9Apresentaram-se ao sumo sacerdote Helcias e lhe entregaram o dinheiro que fora recolhido à Casa do Senhor. Os levitas porteiros o tinham recolhido das mãos dos manasseítas e efraimitas e de todo o resto de Israel, bem como de todo Judá e Benjamim e dos moradores de Jerusalém.
10O dinheiro foi entregue aos encarregados das obras do templo, que o deram aos empreiteiros que trabalhavam nas reformas e reparos do templo.
11Estes entregaram-no aos profissionais e aos construtores, para a compra de pedras de cantaria e madeira para as junções e para renovar os vigamentos da casa, nos pontos em que os reis de Judá a tinham deixado cair.
12Ora, os operários se dedicaram de verdade ao trabalho, sob a inspeção dos levitas Jaat e Abdias, meraritas, e de Zacarias e Mosolam, caatitas, que os orientavam. E os levitas, aqueles que entendiam de instrumentos musicais,
13acompanhavam os carregadores e dirigiam os que executavam os mais diversos trabalhos. Outros levitas funcionavam como escrivães, inspetores e porteiros.
14Ora, ao retirar o dinheiro que entrara na Casa do Senhor, o sacerdote Helcias encontrou o Livro da Lei dada pelo Senhor por meio de Moisés.
15Helcias dirigiu-se ao escriba Safã e lhe disse: ?Encontrei o Livro da Lei na Casa do Senhor?. E Helcias entregou o livro a Safã,
16O qual por sua vez o levou ao rei. Safã fez um relato ao rei, dizendo: ?Teus servos estão executando tudo como lhes foi ordenado.
17A prata encontrada no templo foi fundida e entregue aos inspetores e empreiteiros?.
18Em seguida o escriba Safã também informou o rei a respeito do livro que o sacerdote Helcias lhe tinha dado e leu para o rei.
19Ora, quando o rei ouviu as palavras da Lei, rasgou as vestes.
20Em seguida o rei deu ordens a Helcias, a Aicam filho de Safã, a Abdon filho de Micas, ao escriba Safã e a Asaías, ministro do rei, dizendo:
21?Ide consultar o Senhor em meu nome e em nome do resto de Israel e de Judá a respeito do livro encontrado, pois grande deve ser a ira do Senhor contra nós, pelo fato de nossos pais não terem observado a palavra do Senhor, cumprindo tudo o que está escrito neste livro?.
22Então Helcias e os homens do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Selum filho de Técua, filho de Haraas, o encarregado do vestiário. Ela morava no segundo distrito de Jerusalém. Eles expuseram o assunto
23e ela respondeu: ?Assim fala o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos mandou a mim:
24?Assim fala o Senhor: Vou fazer cair desgraças sobre este lugar e sobre seus habitantes, todas as maldições descritas no livro que foi lido ao rei de Judá.
25Isto porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses. Eles me provocaram com toda espécie de ações e por isto se acendeu minha ira contra este lugar e não se apagará?.
26Mas ao rei de Judá, que vos enviou para consultar o Senhor, direis a seu respeito: ?Assim diz o Senhor, Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste:
27Já que teu coração amoleceu e te humilhaste diante de Deus ao ouvires as ameaças contra este lugar e seus habitantes, já que te humilhaste e rasgaste as vestes e choraste, por isso também eu escutei ? oráculo do Senhor.
28Eis que te farei ir para junto de teus pais e serás depositado em teu sepulcro em paz, sem que teus olhos tenham que enxergar todas as desgraças que farei cair sobre este lugar e seus habitantes??. Eles referiram ao rei tudo o que fora dito.
29LEITURA DO LIVRO DA ALIANÇA E RENOVAÇÃO DO COMPROMISSO
O rei mandou reunir todos os anciãos de Judá e de Jerusalém.
30E o rei subiu à Casa do Senhor e junto com ele todos os homens de Judá, os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde os maiores até os menores. Ele leu a seus ouvidos todo o conteúdo do Livro da Aliança encontrado na Casa do Senhor.
31Em seguida o rei se pôs de pé sobre o estrado e renovou a aliança na presença do Senhor, comprometendo-se a seguir o Senhor, observar os mandamentos, ordens e decretos, de todo o coração e toda a alma, e a cumprir as palavras da aliança escritas neste livro.
32De todos os que se encontravam em Jerusalém e Benjamim ele exigiu um compromisso, e os habitantes de Jerusalém agiram de acordo com a aliança de Deus, do Deus de seus pais.
33Josias mandou retirar todas as coisas abomináveis de todos os territórios pertencentes aos israelitas e obrigou a todos os que se encontravam em Israel a servirem ao Senhor, seu Deus. E enquanto ele viveu, eles não deixaram mais de seguir o Senhor, Deus de seus pais.

Capítulos