Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 35

1A PÁSCOA DE JOSIAS
Josias celebrou em Jerusalém a Páscoa em honra do Senhor. A Páscoa foi imolada no dia quatorze do primeiro mês.
2Ele fez os sacerdotes ocuparem os postos e os animou a cumprirem as tarefas na Casa do Senhor.
3E falou aos levitas, mestres de todo o Israel e consagradas ao Senhor: ?Depositai a arca sagrada no templo construído por Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Já não precisais carregá-la sobre os ombros. Agora servi o Senhor, vosso Deus, e a Israel, seu povo.
4Organizai-vos, cada um segundo sua família e sua classe, de acordo com a prescrição de Davi, rei de Israel, e a prescrição de seu filho Salomão.
5Postai- vos no santuário deste modo: cada família dos levitas esteja a serviço de um grupo de famílias dos irmãos do povo.
6Imolai a Páscoa! Purificai-vos, preparai-a para vossos irmãos, fazendo o que Deus ordenou por meio de Moisés?.
7Josias forneceu ao povo inteiro ali reunido para a Páscoa cordeiros e cabritos em número de trinta mil, além dos três mil novilhos provenientes das propriedades do rei.
8Também os notáveis fizeram donativos espontâneos ao povo, aos sacerdotes e aos levitas. Helcias, Zacarias, Jaiel, principais autoridades na casa de Deus, deram aos sacerdotes para a celebração da Páscoa dois mil e seiscentos cordeiros e trezentos novilhos.
9Conenias por sua vez e os irmãos Semeías e Natanael, assim como Hasabias, Jeiel e Jozabad, os chefes dos levitas, doaram aos levitas para a celebração da Páscoa cinco mil cordeiros, mais quinhentos novilhos.
10Quando estava assim preparada a celebração e os sacerdotes em seus postos e os levitas nas suas respectivas divisões, conforme a ordem do rei,
11foi imolado o sacrifício pascal. Os sacerdotes aspergiam o sangue e os levitas tiravam o couro dos animais.
12Separando a parte a ser queimada em holocausto, davam-na aos diversos grupos de famílias para oferecê-la ao Senhor, conforme está escrito no Livro de Moisés. De igual modo procediam com os novilhos.
13Depois assavam o cordeiro pascal ao fogo, de acordo com a prescrição. As oferendas votivas eram, ao invés, cozinhadas em caldeirões, panelas e travessas e levadas imediatamente para todo o povo.
14Finalmente os levitas prepararam a Páscoa para si e para os sacerdotes, pois os sacerdotes, os descendentes de Aarão, estavam ocupados até à noite com o oferecimento dos holocaustos e das gorduras; e assim os levitas prepararam tudo para si e para os sacerdotes, descendentes de Aarão.
15Os cantores, os asafitas, estavam em seus lugares, conforme as normas dadas por Davi e por Asaf, Hemã e Jedutun, o vidente do rei. Da mesma forma os porteiros ficavam junto às respectivas entradas. Não precisavam interromper as tarefas, porque os levitas, seus coirmãos, preparavam porções para eles.
16Assim foi organizado, naquele dia, o serviço do Senhor para a celebração da Páscoa e a imolação dos holocaustos sobre o altar do Senhor, de acordo com a ordem do rei Josias.
17Os israelitas presentes celebraram naquele tempo a Páscoa, como também a festa dos Pães sem Fermento, durante sete dias.
18Nunca houve em Israel uma Páscoa como essa desde o tempo do profeta Samuel: nenhum dos reis de Israel jamais celebrou uma Páscoa como a celebrou Josias, junto com os sacerdotes, os levitas, todo Judá e Israel e os moradores de Jerusalém que ali se encontravam.
19Foi no ano dezoito do reinado de Josias que foi celebrada aquela Páscoa.
20JOSIAS MORRE NA BATALHA DE MEGUIDO
Tempos depois, quando Josias tinha organizado tudo o que diz respeito ao templo, Necao, o rei do Egito, subiu para lutar em Carquemis, às margens do rio Eufrates. Mas Josias saiu para enfrentá-lo.
21Necao lhe mandou dizer por mensageiros: ?Que há entre mim e ti, ó rei de Judá? Não é contra ti que hoje estou marchando, mas contra a casa com a qual estou em guerra. Deus me deu um aviso premente! Não ponhas obstáculo a Deus que está comigo, para que ele não te leve à ruína?.
22Mas Josias não desistiu de enfrentá-lo, antes determinou-se a lutar contra ele. Não escutou as palavras de Necao, as quais vinham de Deus. E assim entrou em combate na planície de Meguido.
23Os arqueiros acertaram o rei Josias, que disse aos servos: ?Levai-me embora, pois estou muito ferido?.
24Os servos o tiraram do carro, transferiram-no para outro carro e o transportaram para Jerusalém. Lá ele morreu e foi sepultado no cemitério de seus antepassados. Todo Judá e Jerusalém fizeram luto por Josias.
25Jeremias compôs um canto fúnebre para Josias, e todos os cantores e cantoras se referem a Josias até hoje. Isto se tornou costume em Israel, e esses cantos estão incluídos entre os cantos fúnebres.
26As demais ações de Josias, as obras de piedade que praticou de acordo com a Lei do Senhor,
27todos os seus atos, dos primeiros aos últimos, estão escritos no Livro dos Reis de Israel e de Judá.

Capítulos