Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 4

1Mandou fazer um altar de bronze, com dez metros de comprimento, dez metros de largura e dez metros de altura.
2Mandou fazer, de metal fundido, o chamado ?Mar?, redondo, com cinco metros de diâmetro e dois e meio de altura; a circunferência media quinze metros.
3Debaixo da borda havia por toda a circunferência um friso com figuras de bois, vinte por cada metro. Em duas filas rodeavam o ?Mar?, fundidas com este numa só peça.
4Era sustentado por doze novilhos, três deles voltados para norte, três para oeste, três para sul e três para leste. O ?Mar? repousava sobre eles e as partes traseiras estavam voltadas para o lado de dentro.
5A espessura era de um palmo e a borda era feita como a de um cálice, em forma de lírio.A capacidade era de cem mil litros.
6Mandou fazer dez bacias, colocando cinco à direita e cinco à esquerda, para que nelas se lavasse tudo o que fazia parte dos holocaustos. Os sacerdotes, porém, lavavam-se no ?Mar?.
7Mandou fazer os candelabros de ouro segundo o modelo prescrito, dez ao todo, e os colocou no santuário, cinco à direita e cinco à esquerda.
8Mandou fazer dez mesas e as fez colocar no santuário, cinco à direita e cinco à esquerda. Mandou fazer também cem tigelas de ouro.
9Mandou fazer o átrio dos sacerdotes e o átrio maior com as respectivas portas, que mandou guarnecer de bronze.
10Quanto ao ?Mar?, ele o mandou colocar defronte do templo, do lado sudeste.
11Hiram fez finalmente as panelas e as pás e as vasilhas para a aspersão. Hiram terminou os trabalhos que lhe cabia executar na casa de Deus.
12Foram: as duas colunas, os dois globos dos capitéis sobre as colunas, as duas guarnições em forma de rede para cobrir os globos dos capitéis sobre as colunas
13e as quatrocentas romãs para essas guarnições (duas filas de romãs para cada rede cobrindo os dois globos dos capitéis que encimavam as colunas),
14os dez suportes com as dez bacias em cima;
15O ?Mar? único e os doze novilhos que o sustentavam,
16as caldeiras, as pás, as vasilhas de aspersão, enfim, todos os utensílios foram feitos pelo mestre Hiram, de bronze polido, por encomenda do rei Salomão, para a Casa do Senhor.
17O rei mandou executar a fundição no vale do Jordão, na terra argilosa entre Sucot e Saredata.
18O rei fez todos esses objetos em quantidade enorme, e o peso do bronze nem se calculava.
19Assim, Salomão mandou fazer todos os utensílios da Casa do Senhor, o altar dourado e as mesas para os pães da apresentação,
20mais os candelabros com suas lâmpadas de ouro fino, a serem acesas segundo o rito diante do Santíssimo,
21os florões, as lâmpadas, as tesouras de ouro para cortar os pavios, tudo de ouro perfeito,

Capítulos