Segundo Livro das Crônicas (2Cr) - Capítulo 8

1CONSTRUÇÕES DE SALOMÃO
Passaram-se vinte anos depois de Salomão ter construído a Casa do Senhor e seu próprio palácio.
2Salomão também fortificou as cidades que Hiram lhe tinha dado, estabelecendo nelas os israelitas.
3Depois Salomão foi até Emat de Soba e a conquistou.
4Fortificou Palmira, no deserto, e todas as cidades-armazéns que havia construído em Emat.
5Fortificou Bet-Horon de Cima e Bet-Horon de Baixo, cidadelas com muralhas, portões e ferrolhos,
6como também Baalat e todas as cidades-armazéns pertencentes a Salomão, mais todas as cidades de guarnição de carros e cavalaria, enfim, todos os lugares que ele desejou fortificar, tanto em Jerusalém como no Líbano ou em qualquer outra região de seu domínio.
7Havia ainda remanescentes dos heteus, amorreus, fereseus, heveus e jebuseus, não fazendo parte de Israel.
8Eram descendentes daqueles que sobraram no país, uma vez que não foram votados ao interdito pelos israelitas. Eles foram obrigados por Salomão a trabalhos impostos, como continuam até hoje.
9Mas Salomão não obrigou nenhum dos israelitas a serviço escravo, pois eram soldados, funcionários, chefes, ajudantes e comandantes dos carros de combate e da cavalaria.
10Eles também serviam ao rei Salomão como prefeitos, que em número de duzentos e cinqüenta controlavam o povo.
11Quanto à filha do Faraó, Salomão a transferiu da Cidade de Davi para o palácio que tinha construído para ela. Ponderava: ?Não deixarei uma mulher minha morar na casa de Davi, rei de Israel, pois sagrados são os lugares aonde chegou a arca do Senhor?.
12O ALTAR DOS SACRIFÍCIOS
Então, sobre o altar do Senhor que erguera diante do pórtico do templo, Salomão oferecia sacrifícios ao Senhor,
13nos diversos dias conforme ordenara Moisés, nos sábados, nas luas- novas e nas festas, três vezes por ano: na festa dos Pães sem Fermento, na festa de Pentecostes e na festa das Tendas.
14De acordo com as prescrições de seu pai Davi, ele estabeleceu as diversas classes de sacerdotes para as funções diárias, os levitas para os seus serviços ? cantar e assistir os sacerdotes no rito diário ?, e os porteiros segundo seus turnos junto a cada porta; pois foi assim que instituiu Davi, o homem de Deus.
15Em nada se afastavam das ordens do rei acerca dos sacerdotes e dos levitas, como também no que se refere à guarda dos tesouros.
16Assim realizou-se toda a obra de Salomão, desde o dia do lançamento da pedra fundamental até o remate da Casa do Senhor.
17A FROTA
Naquele tempo Salomão foi a Asiongaber e a Elat, na costa marítima, na terra de Edom.
18Por intermédio de seus servos, Hiram mandou-lhe navios, como também marinheiros competentes, que foram com os servos de Salomão a Ofir. Daí trouxeram quatrocentos e cinqüenta talentos de ouro (umas quinze toneladas), que levaram ao rei Salomão.

Capítulos