Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 2

1ARREBATAMENTO DE ELIAS. ELISEU SUCESSOR
O Senhor decidiu arrebatar Elias ao céu, num redemoinho. Elias partiu com Eliseu de Guilgal
2e disse-lhe: ?Fica aqui. O Senhor me enviou a Betel?. Eliseu respondeu: ?Pela vida do Senhor e pela tua, eu juro, não te deixarei?. E desceram a Betel.
3Os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: ?Sabes que hoje o Senhor vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?? Ele respondeu: ?Sim, eu sei; guardai silêncio!?
4Disse-lhe então Elias: ?Fica aqui, Eliseu. O Senhor mandou-me a Jericó?. Eliseu respondeu: ?Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei?. E foram a Jericó.
5Os discípulos dos profetas que estavam em Jericó foram ter com Eliseu e disseram-lhe: ?Sabes que hoje o Senhor vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?? Ele respondeu: ?Sim, eu sei; guardai silêncio!?
6Disse-lhe novamente Elias: ?Fica aqui. O Senhor me mandou até o rio Jordão?. Ele respondeu: ?Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei?. E partiram os dois juntos.
7Cinqüenta discípulos dos profetas os seguiram e ficaram parados à parte, a certa distância, enquanto os dois chegaram à beira do rio Jordão.
8Elias tomou então seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto.
9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: ?Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença?. Eliseu disse: ?Que me seja dado o dobro do teu espírito?.
10Elias respondeu: ?Estás pedindo algo muito difícil. Se me observares quando eu for arrebatado de tua presença, teu pedido será concedido; caso contrário, não será?.
11Então, enquanto andavam conversando, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12Eliseu o ficou vendo e gritava: ?Meu pai, meu pai! Carro de Israel e seu condutor!? Depois, não o viu mais. Apanhou sua túnica e rasgou-a em duas partes.
13Em seguida, apanhou o manto que tinha caído dos ombros de Elias e, voltando sobre seus passos, deteve-se à margem do rio Jordão.
14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas, dizendo: ?Onde está agora o Deus de Elias?? Quando bateu, as águas dividiram-se para os dois lados, e Eliseu passou.
15À vista disso, os discípulos dos profetas que ficaram do outro lado, em Jericó, disseram: ?O espírito de Elias repousa sobre Eliseu?. E indo-lhe ao encontro, prostraram-se por terra diante dele
16e disseram: ?Estão aqui com teus servos cinqüenta homens fortes, que podem ir procurar o teu amo. Talvez o espírito do Senhor o tenha arrebatado e lançado em alguma montanha ou em algum vale?. Ele, porém, respondeu: ?Não mandeis ninguém!?
17Mas eles o forçaram até ceder; disse então: ?Podeis mandá-los!? Mandaram então os cinqüenta homens. Tendo procurado por três dias, não encontraram Elias.
18Voltaram a Eliseu, que permanecera em Jericó. Ele disse: ?Não vos falei que não devíeis ir??
19A ÁGUA SANEADA
Os homens da cidade disseram a Eliseu: ?É muito bom morar nesta cidade, como tu mesmo percebes. Mas as águas são ruins e a região é estéril?.
20Disse ele: ?Trazei-me uma tigela que não foi usada e ponde sal nela?. Trouxeram.
21Então foi até a fonte da água e despejou nela o sal, dizendo: ?Assim diz o Senhor: Eu vou curar estas águas, e nelas não haverá mais morte nem esterilidade?.
22E as águas ficaram sadias até hoje, conforme a palavra que Eliseu falara. Os meninos insolentes
23Daí, Eliseu subiu a Betel. Pelo caminho, uma turma de meninos saiu da cidade, e zombavam dele, dizendo: ?Sobe, careca! Sobe, careca!?
24Voltando-se, viu-os e os amaldiçoou em nome do Senhor. Saíram então dois ursos da floresta e despedaçaram quarenta e dois deles.
25Foi então para o monte Carmelo e depois voltou a Samaria.

Capítulos