Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 8

1A RESTITUIÇÃO À SUNAMITA
Eliseu falou à mulher cujo filho fizera reviver: ?Põe te a caminho, tu e tua casa, e vai ao estrangeiro, aonde melhor te parecer. O Senhor chamou a fome e ela virá sobre o país por sete anos?.
2Ela se pôs a caminho e fez conforme a palavra do homem de Deus: foi com sua casa ao estrangeiro, à terra dos filisteus, por sete anos.
3No fim dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e foi pedir ao rei ajuda por causa de sua casa e de seus campos.
4O rei conversava com Giezi, o ajudante do homem de Deus, dizendo: ?Conta-me todos os prodígios que Eliseu fez?.
5Ele estava exatamente contando ao rei como Eliseu tinha ressuscitado um morto, quando a mulher cujo filho tinha sido revivificado compareceu ali, para pedir ao rei ajuda por causa de sua casa e de seus campos. Giezi disse: ?Senhor meu rei, esta é a mulher, e este, o filho que Eliseu ressuscitou?.
6O rei interrogou a mulher, e ela contou. O rei indicou- lhe um alto funcionário, ao qual ordenou: ?Restitui-lhe todas suas coisas e todos os rendimentos de seus campos desde o dia em que deixou o país até o presente?.
7ELISEU E HAZAEL
Eliseu foi a Damasco, onde Ben-Adad, rei de Aram, se encontrava doente. Comunicaram- lhe: ?O homem de Deus chegou aqui?.
8O rei disse a Hazael: ?Prepara um presente e vai ao encontro do homem de Deus, para consultar o Senhor por meio dele. Pergunta se eu conseguirei escapar desta minha doença?.
9Hazael foi ao encontro de Eliseu levando como presente todas as coisas preciosas de Damasco ? um carregamento de quarenta camelos. Chegando diante dele, disse: ?Teu filho Ben-Adad, rei de Aram, enviou-me a ti, perguntando: ?Conseguirei curarme desta minha doença???.
10Eliseu lhe respondeu: ?Vai e dize-lhe: ?Recobrarás a saúde? ? mas o Senhor mostrou-me que certamente morrerá?.
11Então o homem de Deus fixou o olhar, ficou perturbado e chorou.
12Disse-lhe Hazael: ?Por que estás chorando, meu senhor?? Ele respondeu: ?Porque sei o mal que tu farás aos israelitas. Queimarás suas cidades fortificadas e matarás os seus jovens com a espada, esmagarás suas crianças e rasgarás o ventre das grávidas?.
13Disse Hazael: ?Sou eu, teu servo, um cão, para que eu faça tamanha coisa?? E Eliseu disse: ?O Senhor me mostrou que serás rei de Aram?.
14Hazael deixou Eliseu e voltou a seu senhor. Este lhe disse: ?O que te disse Eliseu?? ? ?Ele me disse que recobrarás a saúde?, respondeu Hazael.
15No dia seguinte, tomou uma coberta, mergulhou-a na água e estendeu sobre o rosto do rei, o qual morreu. E Hazael se tornou rei em seu lugar.
16JORÃO, REI DE JUDÁ. REVOLTA DE EDOM
No quinto ano do reinado de Jorão filho de Acab, rei de Israel (contemporâneo de Josafá, rei de Judá), Jorão filho de Josafá, rei de Judá, iniciou sei reinado.
17Tinha trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém.
18Seguiu os caminhos dos reis de Israel, assim como fizera a casa de Acab, pois a filha de Acab era sua esposa. Fez o que era mau aos olhos do Senhor.
19Mas o Senhor não quis destruir Judá, por consideração a Davi, seu servo, pois lhe prometera que sempre haveria uma lâmpada acesa para ele e para seus filhos.
20Em seus dias, Edom rebelou-se para não ficar sob o jugo de Judá e constituiu para si um rei.
21Jorão foi a Seira levando consigo todos os carros de guerra. Levantando-se de noite, Jorão conseguiu derrotar os edomitas que o cercaram, a ele e aos chefes dos carros. E o povo fugiu para suas tendas.
22Edom, porém, rebelou-se contra o jugo de Judá, até hoje. Também Lebna rebelou-se naquele tempo.
23Os demais feitos de Jorão, tudo que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.
24Jorão adormeceu junto de seus pais e foi sepultado com eles na cidade de Davi. Seu filho Ocozias tornou-se rei em seu lugar.
25OCOZIAS, REI DE JUDÁ
No ano doze do reinado de Jorão filho de Acab, rei de Israel, Ocozias filho de Jorão de Judá tornou-se rei de Judá.
26Ocozias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, mas reinou apenas um ano em Jerusalém. O nome de sua mãe era Atalia, filha de Amri, rei de Israel.
27Ele seguiu os caminhos da casa de Acab e fez o que é mau aos olhos do Senhor, do mesmo modo como a casa de Acab, pois foi genro da casa de Acab.
28Ocozias foi com Jorão filho de Acab combater contra Hazael, rei de Aram, em Ramot de Galaad. Os arameus feriram Jorão.
29Ele voltou para ser curado, em Jezrael, dos ferimentos que os arameus lhe tinham causado em Ramá, por ocasião do combate contra Hazael, rei de Aram. Então Ocozias filho de Jorão, rei de Judá, desceu para visitar Jorão filho de Acab que estava enfermo em Jezrael.