Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 11

1SEGUNDA CAMPANHA AMONITA. DAVI E BETSABÉIA
No início do ano, na época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel, e eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. Entretanto, Davi ficou em Jerusalém.
2Certo dia, ao entardecer, levantando-se de sua cama, Davi pôs-se a passear pelo terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito bonita.
3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabéia, filha de Eliam e mulher de Urias, o heteu.
4Então Davi mandou que a trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela, que tinha acabado de se purificar da menstruação.
5E ela voltou para casa. Tendo ficado grávida, mandou dizer a Davi: ?Estou grávida?.
6Davi mandou esta ordem a Joab: ?Manda-me Urias, o heteu?. E ele mandou Urias a Davi.
7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra.
8E depois disse-lhe: ?Desce à tua casa, toma um bom banho e descansa? . Urias saiu do palácio do rei, que ainda mandou um presente régio atrás dele.
9Mas Urias dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu amo, e não foi para casa.
10Contaram então a Davi: ?Urias não foi para sua casa?. Davi perguntou-lhe: ?Não voltaste porventura de uma viagem? Por que não desceste à tua casa??
11Urias respondeu a Davi: ?A arca, Israel e Judá habitam debaixo de tendas, e o meu senhor Joab e os oficiais do meu senhor dormem sobre a terra dura, e eu deveria ir para minha casa, comer e beber e dormir com minha mulher? Por tua vida, a vida de tua pessoa, juro que não farei tal coisa!?
12Davi disse então a Urias: ?Fica aqui ainda hoje, e amanhã te mandarei de volta?. E Urias ficou em Jerusalém naquele dia e no dia seguinte.
13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-se e para dormir numa esteira, em companhia dos oficiais do seu senhor, em vez de descer para a sua casa.
14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias.
15Nela dizia: ?Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o para que seja ferido e morra?.
16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes.
17Os que defendiam a cidade saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o heteu.
18Joab mandou comunicar a Davi tudo sobre a batalha.
19Instruiu ao mensageiro: ?Quando tiveres acabado de contar ao rei tudo sobre a batalha,
20vais ver que ficará nervoso e dirá: ?Por que vos aproximastes da cidade para lutar? Ignoráveis que iriam atirar dardos do alto da muralha?
21Quem matou Abimelec filho de Jerobaal? Não foi uma mulher que atirou sobre ele uma pedra de moinho de cima da muralha, matandoo em Tebes? Por que vos aproximastes da muralha?? Então dize: ?Também o teu servo Urias, o heteu, morreu?.
22O mensageiro saiu e foi contar a Davi tudo o que Joab lhe tinha instruído.
23O mensageiro disse a Davi: ?Os inimigos prevaleceram contra nós e saíram em nossa direção no campo. Mas nós reagimos e os perseguimos até as portas da cidade.
24Os arqueiros dirigiram suas flechas contra teus servos de cima do muro. Morreram alguns dos oficiais do rei e o teu servo Urias, o heteu, morreu também?.
25Davi respondeu ao mensageiro: ?Diz a Joab: ?Não te aflijas com isto. O sucesso na guerra varia, a espada devora ora aqui, ora ali. Reforça o ataque à cidade para destruí-la?. E tu, anima-o?.
26Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias o chorou.
27Terminados os dias de luto, Davi mandou buscá-la e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas o que Davi tinha feito desagradou ao Senhor.

Capítulos