Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 15

1REVOLTA DE ABSALÃO
Depois disso, Absalão adquiriu para si um carro de guerra, cavalos e uma escolta de cinqüenta homens.
2Levantandose pela manhã, Absalão punha-se junto ao caminho da porta e chamava todo homem que tinha algum negócio para o tribunal do rei, dizendo-lhe: ?Tu és de que cidade?? Quando o homem então respondia: ?Eu, teu servo, sou de tal tribo de Israel?,
3Absalão observava: ?Olha, tuas palavras são boas e justas, mas não há ninguém constituído pelo rei para ouvir-te?. E continuava:
4?Ah! Se eu fosse juiz nesta terra, todos os que têm assuntos para serem julgados viriam a mim, e eu lhes faria justiça!?
5E quando alguém se aproximava para prostrar-se diante dele, estendia-lhe a mão, abraçava-o e beijava-o.
6Assim fazia com todos os israelitas que vinham ao tribunal para ser ouvido pelo rei e seduzia o coração dos israelitas.
7Após quatro anos, Absalão disse ao rei: ?Peço que me deixes ir a Hebron cumprir os votos que fiz ao Senhor.
8Teu servo fez votos quando estava em Gessur de Aram, dizendo: ?Se o Senhor me fizer voltar a Jerusalém, oferecerei um sacrifício ao Senhor??.
9Disse-lhe o rei: ?Vai em paz?. E ele se pôs a caminho e foi a Hebron.
10Absalão enviou emissários a todas as tribos de Israel, dizendo: ?Assim que ouvirdes o som da trombeta, dizei: ?Absalão é rei em Hebron??.
11Duzentos homens de Jerusalém acompanharam Absalão de boa fé, porque os convidara, sem que soubessem de seus planos.
12Absalão mandou chamar, na cidade de Gilo, a Aquitofel, o gilonita, conselheiro de Davi, e com ele ofereceu os sacrifícios. Assim consolidou-se a conjuração e crescia o número dos que estavam com Absalão.
13FUGA DE DAVI
Um mensageiro veio dizer a Davi: ?As simpatias de todo o Israel estão com Absalão?.
14Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: ?Fujamos depressa, porque, de outro modo, não conseguiremos escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, para que não aconteça que, ao chegar, nos apanhe, traga sobre nós a ruína e passe a cidade ao fio da espada?.
15Os servos do rei disseram-lhe: ?Qualquer que seja a decisão que o senhor nosso rei tomar, eis que teus servos estão contigo?.
16Assim saiu o rei e toda sua casa atrás dele. O rei deixou dez concubinas para cuidarem da casa.
17O rei saiu, e o povo todo atrás dele. Na última casa fizeram uma parada.
18Iam junto dele todos os seus servos; e todos os cereteus e feleteus, como também todos os gateus (os seiscentos homens que o tinham seguido desde Gat), iam adiante do rei.
19Disse o rei a Etai, o gateu: ?Por que vens conosco? Volta e fica com o rei, pois és estrangeiro e exilado da tua terra.
20Ontem chegaste, e hoje eu já te obrigaria a vagar conosco? Eu vou sem saber para onde vou. Volta e leva contigo teus irmãos, e que o Senhor tenha para contigo misericórdia e fidelidade?.
21Etai respondeu ao rei: ?Juro pela vida do Senhor e pela do senhor meu rei, aonde quer que vá o senhor meu rei, seja para a morte, seja para a vida, aí estará o teu servo?.
22Disse Davi a Etai: ?Vem e passa!? E Etai, o gateu, passou com todos os seus homens e com todas as crianças que estavam com ele.
23E todos choravam em alta voz, enquanto todo o povo passava. O rei atravessou a torrente do Cedron, e todo o povo tomou o caminho do deserto.
24Veio também Sadoc e com ele todos os levitas, carregando a arca da aliança de Deus. Depuseram a arca de Deus, e Abiatar ofereceu sacrifícios, até que o povo terminasse de sair da cidade.
25Disse então o rei a Sadoc: ?Reconduze a arca de Deus à cidade. Se eu achar graça aos olhos do Senhor, ele me reconduzirá e me deixará ver de novo a sua arca e o lugar da sua habitação.
26Se, porém, me disser: ?Tu não me agradas?, então ponho-me em suas mãos. Que me faça o que parecer bem a seus olhos?.
27O rei disse ainda ao sacerdote Sadoc: ?Estas vendo? Voltai em paz para a cidade, tu com teu filho Aquimaas, e Abiatar com seu filho Jônatas. Vossos filhos fiquem convosco.
28Vede, eu vou esconder-me no deserto, à espera de que me mandeis notícias?.
29Sadoc e Abiatar reconduziram a arca de Deus para Jerusalém e lá ficaram.
30CONSPIRAÇÃO DE AQUITOFEL. CUSAI, AGENTE DUPLO
Davi caminhava chorando, enquanto subia o monte das Oliveiras, com a cabeça coberta e os pés descalços. E todo o povo que o acompanhava subia também chorando, com a cabeça coberta.
31Avisaram a Davi que também Aquitofel estava na conjuração com Absalão. Disse Davi: ?Peço-te, Senhor, faze os conselhos de Aquitofel virar loucura!?
32Chegando Davi ao cume do monte, lá onde se adora Deus, veio a seu encontro Cusai, o araquita, com as vestes rasgadas e a cabeça cheia de terra.
33Disse-lhe Davi: ?Se vieres comigo, ficará mais difícil para mim.
34Mas se voltas à cidade e dizes a Absalão: ?Serei teu servo, ó rei! Antes fui servo de teu pai, mas agora sou teu servo?, então poderás confundir os conselhos de Aquitofel.
35Tens contigo os sacerdotes Sadoc e Abiatar. Toda palavra que ouvires da casa do rei, comunica aos sacerdotes Sadoc e Abiatar.
36Estão com eles os dois filhos, Aquimaas de Sadoc e Jônatas de Abiatar. Através deles comunicai-me tudo o que ouvirdes.
37E quando Cusai, o amigo de Davi, entrou na cidade, também Absalão estava entrando em Jerusalém.