Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 18

1MORTE DE ABSALÃO
Davi fez a revista de suas tropas e constituiu sobre eles chefes de milhares e de centenas.
2Dividiu o povo em três partes: um terço sob o mando de Joab, um terço sob o mando de Abisai filho de Sárvia, irmão de Joab, um terço sob o mando de Etai, o gateu. O rei disse às tropas: ?Eu irei convosco?.
3Eles responderam: ?Não vás. Se nós fugirmos, nem darão importância. Se metade de nós morrer, não darão muita atenção. Mas tu vales por dez mil de nós. Melhor é que fiques na cidade para nos socorrer?.
4Disse-lhes o rei: ?Farei o que vos parecer melhor?. O rei ficou junto à porta enquanto o exército saía em tropas de cem e de mil.
5E o rei ordenou a Joab, a Abisai e a Etai: ?Por favor, tratai bem o jovem Absalão?. E todos ouviram o rei dando ordens aos chefes em favor de Absalão.
6As tropas saíram a campo contra Israel, e a batalha travou-se na floresta de Efraim.
7Ali o povo de Israel foi derrotado pelo exército de Davi, e naquele dia houve uma grande mortandade, de vinte mil homens.
8O combate estendeu-se por toda a região, e naquele dia a floresta devorou mais soldados do que devorou a espada.
9De repente, Absalão, montado numa mula, encontrou-se diante dos servos de Davi. Sua mula embrenhou-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado seguia em frente.
10Alguém viu isso e informou Joab: ?Vi Absalão suspenso num carvalho?.
11Joab respondeu ao homem que lhe deu a notícia: ?Se o viste, por que não o abateste no mesmo lugar? Eu te teria dado dez moedas de prata e um cinto?.
12O homem respondeu: ?Ainda que me pusessem nas mãos mil moedas de prata, eu não levantaria a mão contra o filho do rei. Pois nós ouvimos com nossos ouvidos que o rei deu esta ordem a ti, a Abisai e a Etai: ?Poupai, por favor, meu filho Absalão!?
13Se eu tivesse cometido esse atentado contra a vida do jovem, não ficaria oculto ao rei, e tu mesmo te porias contra mim?.
14Joab disse-lhe: ?Não vou perder tempo contigo!? Tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. E como ainda palpitasse com vida, suspenso no carvalho,
15acorreram dez jovens escudeiros de Joab e deram-lhe os últimos golpes.
16Joab tocou então a trombeta e o exército deixou de perseguir Israel, porque Joab conteve o povo.
17Tomaram Absalão e colocaram-no numa grande fossa, no interior da floresta, erguendo em seguida sobre ele um enorme monte de pedras. Entretanto, todo o Israel havia fugido, cada um para sua tenda.
18Quando ainda vivia, Absalão mandara erigir para si uma coluna no vale dos Reis. Tinha dito: ?Não tenho filhos que conservem a memória do meu nome?. Por isto, deu seu nome ao monumento, que até hoje é chamado Monumento de Absalão.
19REAÇÃO DE DAVI À MORTE DE ABSALÃO
Aquimaas filho de Sadoc disse: ?Vou correr para anunciar ao rei que o Senhor o libertou de seus inimigos?.
20Disselhe Joab: ?Não é bom dar-lhe hoje esta notícia, mas num outro dia. Hoje não terás boa notícia a dar, pois o filho do rei morreu?.
21E Joab disse a um etíope: ?Vai comunicar ao rei o que viste?. O etíope prostrou-se diante de Joab e depois se pôs a correr.
22Aquimaas filho de Sadoc tornou a perguntar a Joab: ?O que aconteceria se eu corresse atrás do etíope?? Joab respondeu: ?Por que queres correr, meu filho? Não vais ser premiado por uma boa notícia!? ?
23?Aconteça o que acontecer?, retrucou, ?eu vou correr?. ? ?Corre pois!?, disse Joab. E, correndo pelo caminho da planície, Aquimaas ultrapassou o etíope.
24Davi estava sentado no vau da porta da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço acima da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho.
25Pôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: ?Se ele vem só, traz notícia boa?. À medida que o homem se aproximava,
26A sentinela viu outro homem que corria e gritou para o porteiro: ?Vejo outro homem que vem correndo sozinho?. O rei disse: ?Também esse traz alguma notícia boa?.
27A sentinela acrescentou: ?Pela maneira de correr, o primeiro só pode ser Aquimaas filho de Sadoc?. ?É um homem de bem?, disse o rei, ?certamente traz notícia boa?.
28Aquimaas chegou e gritou para o rei: ?Paz!? E, prostrando-se com o rosto em terra, acrescentou: ?Bendito seja o Senhor, teu Deus, que te entregou os que se sublevaram contra o rei, meu senhor!?
29O rei perguntou: ?Vai tudo bem para o jovem Absalão?? Aquimaas respondeu: ?Vi um grande tumulto, quando Joab enviou um servo do rei e também a mim, teu servo, mas ignoro o que se passou?.
30O rei disse-lhe: ?Passa e espera aqui?. Quando ele passou e ficou no seu lugar,
31apareceu o etíope, exclamando: ?Senhor meu rei, trago-te boa notícia: o Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti?.

Capítulos