Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 4

1ISBAAL ASSASSINADO
Quando Isbaal filho de Saul soube que Abner tinha morrido em Hebron, perdeu o ânimo, e todo o Israel ficou consternado.
2Isbaal tinha a seu serviço dois chefes de guerrilha: um chamava-se Baana e o outroRecab; eram filhos de Remon, de Berot, da tribo de Benjamim. (Berot pertencia a Benjamim,
3embora seus habitantes se tivessem refugiado em Getaim, onde residem como forasteiros até hoje. ?
4Jônatas filho de Saul tinha um filho aleijado dos dois pés. Quando tinha cinco anos, ao chegar de Jezrael a notícia da morte de Saul e de Jônatas, sua ama o havia levado na fuga, mas na precipitação o menino caiu e ficou manco. Ele se chamava Meribaal.)
5Os filhos de Remon de Berot, Recab e Baana, puseram-se a caminho e chegaram à casa de Isbaal na hora mais quente do dia, quando estava dormindo a sesta.
6Como a porteira da casa havia adormecido ao limpar o trigo, penetraram no interior da casa e feriram Isbaal no ventre. Recab e seu irmão Baana se esgueiraram.
7Tendo penetrado na casa, onde Isbaal repousava no seu leito, feriram-no de morte e cortaram-lhe a cabeça.Levaram-na consigo e andaram toda a noite pelo caminho da Arabá.
8Levaram a cabeça de Isbaal a Davi, em Hebron, e disseram-lhe: ?Aqui tens a cabeça de Isbaal, filho de Saul, teu inimigo, que te queria matar. O Senhor vingou hoje meu senhor, o rei, de Saul e de sua descendência?.
9Mas Davi esconjurou Recab e seu irmão Baana, filhos de Remon, de Berot: ?Pela vida do Senhor, que me livrou de toda a angústia!
10Eu agarrei e matei em Siceleg aquele que me veio anunciar a morte de Saul pensando dar-me uma boa notícia. Assim paguei-lhe a notícia.
11Quanto mais agora, que homens malvados mataram um inocente dentro de sua casa, no seu leito, não vingarei o seu sangue derramado por vossas mãos? Não vos exterminarei da terra??
12E em seguida, Davi mandou a seus servos que os matassem. Cortaram-lhes as mãos e os pés e os penduraram junto ao açude de Hebron. A cabeça de Isbaal foi sepultada no túmulo de Abner, em Hebron.