Livro de Amós (Am) - Capítulo 9

1VISÃO DO SANTUÁRIO
Vi o Senhor de pé em cima do altar. Ele dizia: ?Bate nos capitéis das colunas, fazendo tremer a colunata; quebra-os na cabeça de cada um, e todo o que sobreviver eu mato à espada. Nenhum fugitivo se salvará,, nenhum esperto escapará.
2Se descerem até o Abismo, dali minha mão os tirará. Se subirem até o mais alto do céu, dali hei de puxá-los.
3Se se esconderem no alto do Carmelo, lá vou procurá-los e pegá-los. Se tentarem se esconder do meu olhar no mais profundo do mar, mandarei que a serpente os morda.
4Mesmo que marchem para o cativeiro à frente dos inimigos, lá ainda mandarei a espada matá-los. Pus neles o meu olhar não para a bênção, e sim, para a maldição?.
5O Senhor Deus dos exércitos fere a terra e ela se desmancha. Choram todos os seus habitantes. Ela sobe como o rio Nilo, depois baixa de novo como o rio do Egito.
6No céu ele fez sua alta morada e por cima da terra firmou-lhe a curvatura. Ele é quem chama as águas do mar para inundar a face da terra ? Senhor é o seu nome!
7NÃO HÁ PRIVILÉGIO PARA ISRAEL
?Por acaso, filhos de Israel, sois diferentes dos etíopes para mim? Eu não tirei Israel da terra do Egito? Mas não tirei também os filisteus de Caftor? Não fiz os arameus saírem de Quir?
8É para o reino pecador que se volta o olhar do Senhor. A ele vou eliminar da face da terra. Mas não! Não vou arrasar a casa de Jacó ? oráculo do Senhor!
9Só vou mandar agitar a casa de Israel entre as numerosas nações como se abana o trigo na peneira, sem deixar cair ao chão um grãozinho sequer.
10Morrerão à espada todos os pecadores do meu povo, os que dizem: ?Está longe! Essa desgraça não nos alcança!?
11PROFECIA FINAL DE SALVAÇÃO
Naquele dia vou reerguer a tenda de Davi que caiu! Vou remendar suas brechas, reerguer as ruínas, restaurá-la como nos tempos antigos.
12Assim ela poderá apossar-se do que restou de Edom e das outras nações sobre as quais meu nome foi invocado ? oráculo do Senhor, que faz isso.
13Dias virão ? oráculo do Senhor ?, quando quem está arando encontra-se com quem colhe e o que pisoa as uvas, com quem semeia. As montanhas estarão suando vinho novo, as colinas, derretendo-se.
14Vou reverter o cativeiro de Israel, meu povo. Reconstruirão as cidades destruídas e nelas vão morar, plantarão vinhedos e do seu vinho vão beber; formarão pomares e de suas frutas comerão.

Capítulos