Apocalipse de São João (Ap) - Capítulo 19

1O JÚBILO NO CÉU
Depois disso, ouvi como que o forte vozerio de uma grande multidão que aclamava, no céu: ?Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,
2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos?.
3E continuaram: ?Aleluia! A fumaça dela ficará subindo por toda a eternidade!?
4E os vinte e quatro Anciãos e os quatro Seres vivos se prostraram diante de Deus, que está sentado no trono, e disseram: ?Amém. Aleluia!?
5Então, uma voz saiu do trono, convidando: ?Louvai o nosso Deus, todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes?.
6Eu ouvi ainda como que a voz de uma grande multidão, como que o fragor de águas torrenciais e o estrondo de fortes trovões. A multidão aclamava: ?Aleluia! O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar.
7Fiquemos alegres e contentes, e demos glória a Deus, porque chegou o tempo das núpcias do Cordeiro. Sua esposa já se preparou.
8Foi lhe dado vestir-se com linho brilhante e puro?. (O linho significa as obras justas dos santos.)
9E o anjo me disse: ?Escreve: Felizes os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro?. Disse ainda: ?Estas são as verdadeiras palavras de Deus?.
10Eu prostrei-me diante dele para adorá-lo, mas ele me disse: ?Não faças isso! Eu sou um servo como tu e como os teus irmãos que guardam o testemunho de Jesus. A Deus é que deves adorar?. (O testemunho de Jesus é o espírito da profecia.)
11Vi então o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. Aquele que o montava chama-se ?fiel? e ?verdadeiro?: ele julga e combate com justiça.
12Seus olhos são como chama de fogo. Sobre sua cabeça há muitos diademas. Ele traz um nome que ninguém conhece, a não ser ele mesmo.
13Está vestido com um manto embebido de sangue. Ele é chamado pelo nome de ?Palavra de Deus?.
14Os exércitos do céu o acompanham, montados em cavalos brancos, com roupas de linho branco e puro.
15Da sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele as governará com cetro de ferro. Ele é quem pisa o lagar do vinho que é a furiosa cólera de Deus Todo- poderoso.
16No manto e na sua coxa, traz escrito um nome: ?Rei dos Reis e Senhor dos Senhores?.
17Vi então um anjo, em pé, no sol. Gritou em alta voz a todos os pássaros que voam pela abóbada celeste: ?Vinde! Reuni-vos para o grande banquete de Deus,
18para comer carnes de reis e de capitães, carnes de poderosos, carnes de cavalos e cavaleiros, carnes de todos, livres e escravos, pequenos e grandes?.
19Vi então a Fera reunida com os reis da terra e seus exércitos, para combater contra o Cavaleiro e seu exército.
20A Fera, porém, foi aprisionada, junto com o falso profeta, que realizava milagres a seu serviço, seduzindo todos os que haviam recebido a marca da fera e adorado a sua estátua. Ambos foram lançados vivos no lago de fogo com enxofre ardente.
21E os demais foram mortos pela espada que saía da boca do Cavaleiro, e todas as aves se fartaram com as suas carnes.

Capítulos