Apocalipse de São João (Ap) - Capítulo 2

1ÉFESO
?Ao anjo da igreja que está em Éfeso, escreve: ?Assim fala aquele que segura na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro:
2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua constância. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos.
3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste.
4Mas tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei e removerei o teu candelabro do seu lugar.
6Mas em teu favor tens isto: detestas a prática dos nicolaítas, a qual também eu detesto.
7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus?.
8ESMIRNA
?Ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: ?Assim fala o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto, mas voltou à vida:
9? Conheço tua tribulação e tua pobreza. Contudo, és rico. Conheço também a blasfêmia da parte dos que se dizem judeus, mas na realidade não são judeus, e sim, uma sinagoga de Satanás.
10Não tenhas medo dos sofrimentos que vais passar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e eu te darei a coroa da vida.
11Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor não será atingido pela segunda morte?.
12PÉRGAMO
?Ao anjo da igreja que está em Pérgamo, escreve: ?Assim fala o que tem a espada afiada,de dois gumes:
13? Conheço o lugar onde moras: é onde está o trono de Satanás. Mas tu conservas o meu nome e não renegaste a fidelidade para comigo, nem mesmo nos dias em que Antipas, minha testemunha fiel, foi morto entre vós, aí onde mora Satanás.
14Contudo,tenho algumas coisas contra ti: tens no teu meio adeptos da doutrina de Balaão. Este ensinou Balac a fazer Israel tropeçar, isto é, prostituir-se e comer carne sacrificada aos ídolos.
15Do mesmo modo, tu admites também adeptos da doutrina dos nicolaítas.
16Converte-te, portanto. Senão, virei a ti depressa e lhes farei guerra com a espada que sai de minha boca.
17Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o maná escondido e lhe darei uma pedrinha branca, na qual estará escrito um nome novo, que ninguém conhece, a não ser quem a recebe?.
18TIATIRA
?Ao anjo da igreja que está em Tiatira, escreve: ?Assim fala o Filho de Deus, aquele que tem os olhos como chama de fogo e os pés como bronze:
19? Eu conheço a tua conduta, teu amor e tua fidelidade, teu serviço e tua perseverança, e as tuas obras recentes, mais numerosas ainda que as do início.
20Mas tenho contra ti que toleras essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, mas ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem carne sacrificada aos ídolos.
21Eu lhe dei prazo para se converter, mas ela não quer converter-se de sua prostituição.
22Vou prostrá-la de cama, e lançar numa grande tribulação os que se prostituem com ela, se não se converterem de sua conduta.
23Farei morrer os seus filhos, e então, todas as igrejas vão saber que eu sou aquele que sonda os sentimentos e os corações, e que vou retribuir a cada um de vós conforme sua conduta.
24A vós, porém, os outros em Tiatira, que não seguis essa doutrina e não quisestes conhecer as ?profundezas? de Satanás ? como dizem ?, não vos imponho outra obrigação.
25Mas segurai bem o que tendes, até que eu venha.
26E ao vencedor, ao que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações;
27e ele as governará com cetro de ferro, e elas se quebrarão como vasos de argila.
28Pois assim como recebi do meu Pai este poder, darei ao vencedor a estrela da manhã!
29Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.?