Apocalipse de São João (Ap) - Capítulo 3

1SARDES
?Ao anjo da igreja que está em Sardes, escreve: ?Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: ? Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto.
2Vigia! Reaviva o que te resta, e que estava para morrer! Pois não acho perfeitas aos olhos do meu Deus as tuas obras.
3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora vou te surpreender!
4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não mancharam suas vestes. Estas vão andar comigo,
5O vencedor vestirá vestes brancas, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos.
6Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas?.
7FILADÉLFIA
?Ao anjo da igreja que está em Filadélfia, escreve: ?Assim fala o Santo, o Verdadeiro, que tem a chave de Davi, aquele que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre:
8? Conheço a tua conduta. Vê, eu abri à tua frente uma porta e ninguém a poderá fechar. Pois tua força é pequena, mas guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome.
9Olha! Eu te entrego uma parte da sinagoga de Satanás, daqueles que se dizem judeus e na realidade não o são, mas são mentirosos. Vou fazer com que venham prostrar-se diante de teus pés, e reconhecerão, então, que eu te amo.
10Já que guardaste a minha ordem de perseverar, também eu te guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o universo, para pôr à prova os habitantes da terra.
11Eu venho logo! Guarda bem o que recebeste, para que ninguém roube a tua coroa.
12Do vencedor farei uma coluna no Santuário do meu Deus, e daí não sairá. Nela gravarei o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, de junto do meu Deus. E gravarei nela também o meu novo nome.
13Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas?.
14LAODICÉIA
?Ao anjo da igreja que está em Laodicéia, escreve: ?Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15Conheço a tua conduta. Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca.
17Tu dizes: ?Sou rico e abastado e não careço de nada?, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu!
18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues.
19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te.
20Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.
21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono.
22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas?.?