Atos dos Apóstolos (At) - Capítulo 11

1RELATÓRIO DE PEDRO À IGREJA DE JERUSALÉM
Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia souberam que também os de origem pagã haviam acolhido a palavra de Deus.
2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica se puseram a discutir com ele,
3dizendo: ?Tu entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles!?
4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido:
5?Eu estava na cidade de Jope, em oração, e tive em êxtase a seguinte visão: vi algo como um grande pano que, pelas quatro pontas, era baixado do céu e chegava até junto de mim.
6Olhei atentamente e vi dentro do pano os quadrúpedes da terra, os animais selvagens, os répteis e as aves do céu.
7Depois ouvi uma voz que me dizia: ?Levanta-te, Pedro, mata e come?.
8Eu respondi: ?De modo algum, Senhor! Jamais entrou coisa profana ou impura na minha boca?.
9A voz me falou pela segunda vez: ?Não chames impuro o que Deus tornou puro?.
10Isso se repetiu por três vezes. Depois o objeto foi novamente recolhido ao céu.
11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura.
12O Espí-rito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam, e entramos na casa daquele homem.
13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ?Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro.
14Ele te falará palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa?.
15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma como descera sobre nós no princípio.
16Então, eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ?João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo?.
17Se Deus concedeu a eles o mesmo dom que a nós, que acreditamos no Senhor Jesus Cristo, quem seria eu para me opor à ação de Deus??
18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificavam a Deus, dizendo: ?Também aos não-judeus Deus concedeu a conversão que leva à vida!?
19A IGREJA DE ANTIOQUIA
Os que se haviam dispersado por causa da perseguição que se seguira à morte de Estevão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, mas não anunciavam a Palavra a ninguém que não fosse judeu.
20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus.
21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram na Boa-Nova e se converteram ao Senhor.
22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé a Antioquia.
23Ao chegar, ele viu a graça que Deus havia concedido. Alegrou-se muito e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração.
24Pois ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
25Barnabé, entretanto, partiu para Tarso, à procura de Saulo.
26Tendo-o encontrado, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de ?cristãos?.
27Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia.
28Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, inspirado pelo Espírito, anunciou que estava para acontecer uma grande fome por toda a terra ? como de fato aconteceu no tempo do imperador Cláudio.
29Os discípulos então decidiram, cada um segundo suas possibilidades, mandar uma ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.
30Assim foi feito. E enviaram a ajuda aos anciãos, por meio de Barnabé e Saulo.