Atos dos Apóstolos (At) - Capítulo 19

1PAULO E OS DISCÍPULOS DE JOÃO BATISTA EM ÉFESO
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou o planalto e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes:
2?Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?? Eles responderam: ?Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!?
3Então Paulo perguntou: ?Que batismo então recebestes?? Eles responderam: ?O batismo de João.?
4Paulo disse-lhes: ?João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus?.
5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
6Paulo impôs-lhes as mãos, e o Espírito Santo desceu sobre eles. Começaram então a falar em línguas e a profetizar.
7Ao todo, eram uns doze homens.
8DOIS ANOS EM ÉFESO. OS EXORCISTAS JUDEUS
Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda liberdade, discutindo e persuadindo os ouvintes acerca do Reino de Deus.
9Todavia, como alguns se obstinavam na incredulidade e falavam mal do Caminho diante da multidão, Paulo rompeu com eles, tomou os discípulos à parte e, diariamente, ensinava-lhes na escola de um homem chamado Tiranos.
10Isso durou dois anos, de modo que todos os habitantes da Ásia, judeus e gregos, puderam ouvir a palavra do Senhor.
11Deus realizava milagres extraordinários pelas mãos de Paulo,
12a tal ponto que pegavam lenços e aventais que tivessem tocado sua pele, para aplicá-los sobre os doentes, e as doenças os deixavam e os espíritos maus se retiravam.
13Alguns exorcistas judeus itinerantes começaram igualmente a invocar o nome do ?Senhor Jesus? sobre os que tinham espíritos maus. Diziam: ?Por esse Jesus que Paulo está pregando, eu vos ordeno: saí!?
14Os que faziam isso eram os sete filhos de Ceva, um sumo sacerdote judeu.
15Mas o espírito mau reagiu, dizendo: ?Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois??
16E o homem que tinha o espírito mau lançou-se sobre eles e os dominou a uns e outros com tanta violência que fugiram daquela casa, sem roupa e cobertos de ferimentos.
17E toda a população de Éfeso, judeus e gregos, ficou sabendo do fato. O temor se apossou de todos. Louvava-se a grandeza do nome do Senhor Jesus.
18Muitos fiéis acorriam para acusar- se em voz alta de suas práticas mágicas,
19e um bom número dos que praticavam magia amontoaram seus livros e os queimaram em praça pública. O valor desses livros foi calculado em cinqüenta mil moedas de prata.
20Assim, a palavra do Senhor crescia e se firmava com grande poder.
21OS OURIVES DE ÉFESO
Depois desses acontecimentos, Paulo resolveu, no Espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: ?Depois de ir até lá, eu devo ver também Roma?.
22Paulo enviou à Macedônia dois de seus ajudantes, Timóteo e Erasto, e ficou ainda por algum tempo na Ásia.
23Foi nessa época que estourou um grave tumulto a respeito do Caminho.
24Um ourives chamado Demétrio fabricava miniaturas em prata do templo de Diana, proporcionando considerável lucro aos artesãos.
25Ele reuniu esses artesãos, juntamente com outros que trabalhavam no ramo, e lhes disse: ?Amigos, sabeis que o nosso bem-estar provém dessa nossa atividade.
26Ora, como podeis ver e como ouvis dizer, esse tal de Paulo, com a sua propaganda, desencaminha muita gente, não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia. Ele afirma que não são deuses os produtos de mãos humanas.
27Não é só a nossa profissão que corre o risco de cair em descrédito, mas também o templo da grande deusa Diana acabará sendo desacreditado, e assim ficará despojada de majestade aquela que toda a Ásia e o mundo inteiro adoram?.
28Ao ouvir isso, ficaram furiosos e não paravam de gritar: ?Grande é a Diana dos efésios!?
29O tumulto se espalhou pela cidade toda. A multidão se dirigiu em massa ao teatro, arrastando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo na viagem.
30Paulo queria ir até a assembléia, mas os discípulos não o deixaram.
31Também algumas pessoas importantes da província, que eram seus amigos, mandaram pedir que ele não se arriscasse a comparecer ao teatro.
32Enquanto isso, um gritava uma coisa, outro o contrário, e a confusão era geral na assembléia. A maioria nem mesmo sabia por que estava reunida.
33Ora, algumas pessoas da multidão convenceram um homem chamado Alexandre a falar; os judeus o empurravam para a frente. Com um sinal da mão, pediu silêncio, para dar explicações à assembléia.
34Mas, quando perceberam que era judeu, todos se puseram a gritar numa só voz, por quase duas horas: ?Grande é a Diana dos efésios!?
35Por fim, o secretário conseguiu acalmar a multidão e disse: ?Cidadãos de Éfeso, qual é a pessoa que não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e de sua estátua, que Júpiter mandou do céu?
36Isso ninguém pode negar. Portanto, é bom que fiqueis calmos e nada façais de precipitado.
37Estes homens que trouxestes até aqui não profanaram o templo, nem blasfemaram contra a nossa deusa.
38Portanto, se Demétrio e os artesãos que estão com ele têm acusações para fazer contra alguém, sejam feitas audiências. Os procônsules estão à disposição. Que as partes apresentem suas acusações recíprocas.
39E se houver qualquer outra questão, será resolvida em assembléia legal.
40Do contrário, corremos o risco de sermos acusados de revolta por causa do que hoje aconteceu, pois não existe nenhum motivo para justificarmos esta aglomeração?.
41Com estas palavras, ele dissolveu a assembléia.