Livro de Baruc (Br) - Capítulo 3

1Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, quem clama por ti é uma alma angustiada, um espírito aflito.
2Escuta , Senhor, tem pena de nós, pois pecamos contra ti.
3Tu estás firme para sempre e nós, perdidos para sempre.
4Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, escuta as preces daqueles que já estão mortos em Israel, filhos daqueles que pecaram contra ti, sem dar atenção à voz do Senhor, seu Deus, e que sobre nós atraíram essas desgraças.
5Não queiras lembrar as injustiças dos nossos pais, procura lembrar, nesta hora, o teu poder e o nome que tens,
6pois tu és o nosso Deus e nós te louvamos, ó Senhor.
7Foi para isto que, em nosso coração, puseste o teu temor, para que invocássemos teu nome sobre nós. A ti cantamos no exílio, pois afastamos do coração toda a injustiça dos nossos pais, que pecaram contra ti.
8Hoje aqui estamos no exílio para onde nos expulsaste, a fim de sofrermos zombarias, maldição e insultos, pagando por todas as injustiças dos nossos pais, que se afastaram do Senhor nosso Deus?.
9MEDITAÇÃO SAPIENCIAL
Escuta, Israel, os mandamentos, presta atenção, aprende a viver.
10Que foi, Israel? Que aconteceu para estares em terra inimiga?
11Estás envelhecendo em terra estranha! Por que te contaminas com os mortos, pelo contato com defuntos?
12Abandonaste a fonte da sabedoria!
13Se tivesses andado no caminho de Deus, agora estarias morando em paz sem fim.
14Aprende, pois, onde está o saber viver, onde está o poder, onde a inteligência, para saber também onde está a vida longa e a saúde, onde a luz dos olhos, onde a paz!
15Quem há de encontrar onde mora a paz? Quem chegará ao seu esconderijo?
16Onde estão os governantes das nações, os domadores de todas as feras da terra?
17Os que brincavam com as aves do céu
18e os que acumulavam tesouros de prata e de ouro ? nessas coisas confiam os homens ? e cujas riquezas não tinham limite? E os que lavravam a prata com esmero tal que ninguém reproduzia suas obras?
19Desapareceram, caíram na fossa dos mortos, e outros surgiram em seu lugar.
20Gente nova veio à luz e na terra veio morar, mas o trilho do saber foi incapaz de dominar,
21seus atalhos não percebe e nem disso faz questão, mas os filhos depois deles já perderam a direção.
22Dela nunca se ouviu em Canaã e em Temã jamais apareceu,
23nem os filhos de Agar, que pela terra a procuram, ou os mercadores de Mercã e Tema a contar histórias buscando o saber, chegaram a experimentar a sabedoria nem se lembram dos seus caminhos.
24Como é grande, ó Israel, a Casa de Deus, espaçoso o lugar de sua propriedade!
25É tão grande que não tem fim, é tão alto que não tem teto.
26Aí surgiram os gigantes famosos, lá no começo do mundo, de enorme estatura e treinados para a guerra.
27Não foi, porém a eles que o Senhor escolheu, nem jamais lhes ensinou o caminho da inteligência.
28Eles morreram por não saberem viver, por falta de inteligência eles morreram.
29Quem acaso subiu ao céu para alcançar a sabedoria para, do alto das nuvens, arrastá-la aqui para baixo?
30Quem atravessou o mar para encontrá-la e deu-lhe um valor igual ao do ouro puro?
31Não há quem conheça o seu caminho nem perceba os seus atalhos.
32Só Aquele que tudo sabe conhece a sabedoria. Ele mesmo com sua inteligência a encontrou, só Aquele que fez a terra para duração eterna e de quadrúpedes a encheu,
33só Aquele que manda a luz e ela vai, chama de volta e, tremendo, ela vem:
34as estrelas brilham alegres cada qual no seu lugar.
35Deus chama e elas respondem: ?Pronto!?, brilhando com alegria para aquele que as fez.
36É este o nosso Deus! Outro não se pode imaginar ao lado dele!
37Foi ele quem encontrou todo o caminho da inteligência e, depois, o ensinou a Jacó, seu servo, a Israel, seu querido.