Epístola aos Colossenses (Cl) - Capítulo 2

1Quero, pois, que saibais quanta luta tenho enfrentado por vós e pelos irmãos de Laodicéia, e por tantos outros que não me conhecem pessoalmente.
2E isto, para que todos sejam encorajados, unidos no amor, para alcançar a riqueza do pleno entendimento e o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo.
3Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
4Digo-vos isto, para que ninguém vos iluda com discursos enganadores.
5Embora corporalmente eu esteja longe, em espírito estou entre vós e vejo, com alegria, a ordem que reina entre vós e a firmeza da fé que tendes em Cristo.
6EXORTAÇÃO PARA A VIDA CRISTÃ
Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele.
7Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças.
8Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento, conforme tradições humanas, segundo os elementos do cosmo, e não segundo Cristo.
9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
10E nele participais da plenitude, nele que é a cabeça de todo principado e potestade.
11Nele também fostes circuncidados, não por mãos humanas, mas na circuncisão de Cristo, pelo despojamento do corpo carnal.
12No batismo, fostes sepultados com ele, com ele também fostes ressuscitados, pela fé na força de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
13E a vós que estáveis mortos por causa de vossas faltas e da incircuncisão de vossa carne, Deus vos deu a vida com ele, quando ele nos perdoou todas as nossas faltas.
14Deus anulou o documento que, por suas prescrições, nos era contrário e o eliminou, cravando-o na cruz;
15despojou os principados e as potestades e os deu publicamente em espetáculo, arrastando-os no seu cortejo triunfal.
16VAIDADE DA FALSA ASCESE
Portanto, que ninguém vos condene por questões de comida ou bebida, de festa ou lua- nova ou sábado.
17Tudo isso é apenas sombra do que há de vir, mas o corpo é o de Cristo.
18Que ninguém, a pretexto de humildade e culto aos anjos, vos impeça de alcançar a vitória. Tais pessoas baseiam-se em pretensas visões, deixando-se ingenuamente inchar de orgulho por sua mente carnal;
19e rejeitam a cabeça, Cristo, em virtude do qual o corpo todo é provido e bem unido, com articulações e ligamentos, e cresce como Deus o faz crescer.
20Se, com Cristo, morrestes para os elementos do cosmo, por que vos submeteis ainda, como vivendo no mundo, a proibições do tipo:
21?Não pegues?, ?Não proves?, ?Não toques??
22São apenas preceitos e ensinamentos humanos acerca de coisas que se consomem pelo uso!
23Esses preceitos parecem ter algo de sabedoria, porque aparentam religiosidade, humildade e severidade para com o corpo, mas não têm nenhum valor contra a auto-suficiência da carne.

Capítulos