Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 17

1Não sacrificarás ao Senhor teu Deus bois ou ovelhas que tenham algum defeito, pois isto é abominação aos olhos do Senhor teu Deus.
2Se, em teu meio, em alguma das cidades que o Senhor teu Deus te dá, houver um homem ou uma mulher que pratique o que desagrada ao Senhor teu Deus, transgredindo sua aliança
3e seguindo outros deuses para servi-los e prostrar-se diante deles, diante do sol ou da lua ou de qualquer astro do exército do céu ? coisas que não ordenei ?
4logo que te chegar a notícia, investigarás cuidadosamente o caso. Se for de fato verdade que se cometeu tal abominação em Israel,
5levarás às portas da cidade o homem ou a mulher que cometeu tal maldade e os apedrejarás até à morte.
6Sob o depoimento de duas ou três testemunhas será condenado à morte o réu de pena capital. Não será condenado à morte sob a palavra de uma só testemunha.
7As mãos das testemunhas serão as primeiras a levantar-se contra o réu para fazê-lo morrer, seguindo-se as mãos de todo o povo. Assim eliminarás o mal de teu meio.
8OS TRIBUNAIS LEVÍTICOS
?Se uma causa for difícil demais para ser julgada, a propósito de homicídio, contenda, lesão física ? questões de litígio em tua cidade ?, subirás ao lugar que o Senhor teu Deus houver escolhido.
9Irás aos sacerdotes de Levi e ao juiz então em exercício, para consultá-los; eles dirão que sentença dar para o caso em questão.
10Procederás segundo a sentença que derem no lugar que o Senhor tiver escolhido e cuidarás de te submeter ao que eles houverem ensinado.
11Agirás conforme a instrução que te derem e a sentença que pronunciarem, sem te afastares, nem para a direita nem para a esquerda, do que te houverem comunicado.
12Quem tiver a ousadia de desobedecer ao sacerdote, que lá está a serviço do Senhor teu Deus, ou não escutar o juiz, será condenado à morte. Assim eliminarás o mal do meio de Israel.
13E todo o povo, ao tomar conhecimento do fato, ficará com temor e já não se deixará levar pela arrogância.
14O REI
?Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te dá, tiveres tomado posse dela e estabelecido a tua morada, se então disseres: ?Desejo constituir um rei, como o têm todas as nações que me cercam?,
15poderás constituir o rei que o Senhor teu Deus escolher. Escolherás como rei um dos teus irmãos. Não poderás constituir como rei um estrangeiro, alguém que não seja teu irmão.
16Mas ele não deverá ter grande número de cavalos nem levar o povo de volta ao Egito, a fim de obter mais cavalos, pois o Senhor teu Deus disse: ?Jamais voltarás por esse caminho?.
17Não tenha mulheres em grande número, a fim de que seu coração não se desvie, nem grandes quantidades de ouro e prata.
18Ao tomar posse do trono do reino, escreverá para si num livro uma cópia desta Lei que se acha em poder dos sacerdotes levíticos.
19Conservará a cópia consigo e a lerá todos os dias de sua vida, para aprender a temer ao Senhor seu Deus, a guardar todas as palavras desta Lei e todos estes preceitos e a praticá-los.
20Assim não se levantará orgulhoso acima de seus irmãos, nem se desviará para a direita ou para a esquerda; e assim se prolongará o tempo do reinado dele e de seus filhos, no meio de Israel.

Capítulos