Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 2

1PASSAGEM POR EDOM
?Mudando de direção, partimos para o deserto, a caminho do mar Vermelho, como o Senhor me havia ordenado. Por longo tempo, andamos contornando a montanha de Seir.
2Então o Senhor me disse:
3?Já há muito tempo estivestes contornando esta montanha. Voltai-vos para o norte.
4Dá ao povo a seguinte ordem: Passareis pela fronteira de vossos irmãos, os descendentes de Esaú, que moram em Seir. Eles vos temerão,
5mas acautelai-vos! Não os provoqueis para a luta, porque não vos darei coisa alguma de sua terra, nem sequer o que a planta de um pé pode pisar. Pois dei a Esaú a posse da montanha de Seir.
6Comprareis deles a preço de dinheiro os alimentos que comerdes, e até mesmo a água que beberdes.
7Porque o Senhor vosso Deus vos abençoou em todo o trabalho de vossas mãos. Ele sabe de vossa viagem por este vasto deserto, e já são quarenta anos que está convosco, sem que nada vos tenha faltado?. Nem Moab nem Amon: a terra dos amorreus
8?Passamos, pois, longe de nossos irmãos, os descendentes de Esaú, que moram em Seir. Evitando o caminho da Arabá, de Elat e de Asiongaber, demos uma volta e avançamos pelo caminho do deserto de Moab.
9Então, o Senhor me disse: ?Não hostilizes os moabitas nem traves luta contra eles, pois não te darei a posse de coisa alguma de sua terra, uma vez que dei a cidade de Ar aos descendentes de Ló. (
10Antes habitaram ali os emitas, um povo grande, numeroso e de estatura alta como os enaquitas;
11como os enaquitas, também os emitas eram considerados refaítas, um povo gigante; mas os moabitas lhes davam o nome de emitas.
12Já em Seir haviam morado, antes, os hurritas, mas os descendentes de Esaú os desalojaram, exterminando-os e estabelecendo-se em seu lugar ? como o fez também Israel com a terra que o Senhor lhe deu.)
13Agora, portanto, levantai-vos e atravessai a torrente de Zared?. E nós a atravessamos.
14O tempo de nossas andanças desde Cades Barne até passarmos a torrente de Zared foi de trinta e oito anos, o suficiente para desaparecer do acampamento toda a geração de guerreiros, como o Senhor lhes havia jurado.
15A mão do Senhor pesou sobre eles, no acampamento, até fazê-los desaparecer a todos.
16E aconteceu que, após terem morrido no meio do povo todos aqueles guerreiros,
17O Senhor me falou:
18?Hoje passarás pelo território de Moab, a região de Ar,
19e te aproximarás dos amonitas. Não os hostilizes, nem entres em conflito com eles, porque não te darei em posse coisa alguma da terra dos amonitas. Eu a dei aos descendentes de Ló. (
20Também esta terra era tida como terra de refaítas, pois antes moravam lá gigantes que os amonitas chamavam zomzomitas,
21um povo grande, numeroso e de alta estatura como os enaquitas. Mas o Senhor os destruiu com a vinda dos amonitas, que os expulsaram e se estabeleceram em seu lugar.
22O mesmo fez o Senhor pelos descendentes de Esaú que moravam em Seir: com a vinda deles, destruiu os hurritas, aos quais expulsaram, estabelecendo-se em seu lugar até hoje.
23Os heveus, que moravam em povoados até Gaza, foram destruídos pelos caftoritas, originários de Creta, que se estabeleceram no lugar dos heveus.)
24Levantai-vos! Parti e atravessai o rio Arnon! Eis que vou entregar em tuas mãos Seon, rei de Hesebon, o amorreu, com sua terra. Começa a conquista e faze-lhe guerra!
25No dia de hoje começarei a espalhar o terror e o medo de ti entre os povos debaixo do céu. Ao ouvirem falar de ti, ficarão perturbados e hão de tremer de angústia à tua frente?.
26CONQUISTA DO REINO DE SEON: GALAAD
?Então enviei do deserto de Cademot mensageiros a Seon, rei de Hesebon, com palavras de paz:
27?Gostaria de passar por tua terra. Seguirei sempre pela estrada, sem me afastar nem para a direita nem para a esquerda.
28Por dinheiro tu me venderás os alimentos que eu comer, e por dinheiro me darás a água que eu beber. Deixa-me apenas passar a pé
29? como já o fizeram os descendentes de Esaú que moram em Seir e os moabitas que moram em Ar ?, até que eu atravesse o Jordão, rumo à terra que o Senhor nosso Deus nos está dando?.
30Mas Seon, rei de Hesebon, não quis deixar-nos passar por seu território, porque o Senhor teu Deus lhe tinha cegado o espírito e endurecido o coração, para entregá-lo em tuas mãos, como acontece hoje.
31E o Senhor me disse: ?Vê, eu começo a entregar-te Seon e sua terra. Inicia a conquista para dela te apoderares?.
32Seon saiu ao nosso encontro com todo o seu povo para nos dar combate em Jasa.
33O Senhor nosso Deus no-lo entregou, e nós o derrotamos com seus filhos e com todo o seu povo.
34Tomamos todas as cidades e votamos ao interdito todos os seus habitantes, homens, mulheres e crianças, sem deixar escapar um só.
35Ficamos apenas com o gado e o saque das cidades que havíamos conquistado.
36Desde Aroer, na margem do rio Arnon, e a cidade no seu vale, até Galaad, não houve cidade que não pudéssemos conquistar. O Senhor nosso Deus nos entregou todas.
37Só não vos aproximastes da terra dos amonitas, nem de nenhum lugar da margem direita do rio Jaboc, nem das cidades da serra ou de algum dos lugares que o Senhor nosso Deus nos havia proibido.