Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 25

1EQÜIDADE NO JULGAMENTO. O BOI NA EIRA
?Quando dois homens tiverem uma questão judicial e forem apresentar-se ao tribunal para julgamento, seja absolvido o justo e condenado o culpado.
2Se o culpado merecer a pena de açoite, o juiz o fará deitar-se por terra e açoitá-lo em sua presença com um número de golpes proporcional ao delito.
3Não deverá sofrer mais de quarenta golpes, para que não suceda que, continuando a açoitá-lo além deste número, o irmão fique desonrado a teus olhos.
4Não amordaçarás o boi que debulha o trigo.A lei do levirato
5?Quando dois irmãos morarem juntos e um morrer sem deixar filhos, a mulher do defunto não se casará fora da família, com um estranho. O cunhado a tomará como esposa para cumprir o dever do levirato:
6O primeiro filho que ela der à luz receberá o nome do irmão morto, para que seu nome não desapareça de Israel.
7Se o irmão se negar a desposar a cunhada, ela se dirigirá ao tribunal e dirá aos anciãos: ?Meu cunhado se nega a perpetuar em Israel o nome do irmão. Não quer cumprir o dever do levirato para comigo?.
8Os anciãos da cidade o convocarão para conversar. Se ele persistir, dizendo: ?Não me agrada tomá-la para mulher?,
9a cunhada, aproximando-se dele na presença dos anciãos, lhe tirará o calçado do pé e lhe cuspirá no rosto e, tomando a palavra, dirá: ?Assim se faça com o homem que não quer construir a casa do seu irmão?.
10E sua família será chamada em Israel? a casa do descalço?.
11CASTIGO PARA MULHER ATREVIDA
?Se dois homens estiverem brigando, e a mulher de um vier em socorro do marido, estender a mão e agarrar o outro pelas partes vergonhosas,
12tu lhe cortarás a mão sem dó nem piedade.
13HONESTIDADE NO COMÉRCIO
?Não terás na bolsa dois pesos, um grande e um pequeno.
14Não terás em casa dois tipos de medida, uma grande e outra pequena.
15Utilizarás pesos exatos e justos, medidas precisas e justas, para que vivas longos anos sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá.
16Pois é abominável para o Senhor teu Deus quem faz tais coisas e quem comete tal injustiça.
17EXTERMÍNIO DE AMALEC
?Lembra-te do que te fez Amalec na viagem de saída do Egito.
18Como, sem temor algum de Deus, ele te surpreendeu no caminho, atacando os que vinham alquebrados na retaguarda, quando estavas cansado e extenuado.
19Por isso, quando o Senhor teu Deus te der o repouso, livrando-te dos inimigos dos arredores, na terra que ele te dá em herança para que dela tomes posse, apagarás a memória de Amalec debaixo dos céus. Não o esqueças.

Capítulos