Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 33

1BÊNÇÃO DAS TRIBOS
Esta é a bênção com que Moisés, o homem de Deus, abençoou os israelitas antes de morrer.
2Disse ele: ?O Senhor veio do monte Sinai, de Seir levantou-se para eles. Resplandeceu na montanha de Farã e chegou a Meriba de Cades, com centelhas de fogo em sua mão direita.
3Aquele que ama os povos, todos os seus santos estão em sua mão. Estavam prostrados a teus pés, recebendo cada um tuas palavras.
4Moisés deu-nos uma Lei, uma herança à assembléia de Jacó.
5Houve em Jesurun um rei, quando se reuniram os chefes do povo, as tribos de Israel todas juntas?.
6?Viva Rúben, e não pereça jamais, ainda que sejam poucos os seus homens?.
7E para Judá, eis o que disse: ?Ouve, ó Senhor, a voz de Judá, guia-o até seu povo. Que sua mão defenda sua causa e sirva de auxílio contra seus inimigos!?
8Para Levi disse: ?Dá os Tumim e Urim ao homem que te é fiel, àquele que provaste em Massa e com quem discutiste nas águas de Meriba,
9aquele que disse de seu pai e sua mãe: ?Não os vi, não os conheço?; que não considera seus irmãos e desconhece os próprios filhos...?. Sim, eles guardam as tuas palavras e observam tua aliança.
10Eles ensinarão teus decretos a Jacó e tua Lei a Israel; oferecem-te o odor do incenso e holocaustos em teu altar.
11Abençoa, ó Senhor, o seu esforço e aceita as obras de suas mãos. Fere as costas dos seus agressores, e não se ergam os que te odeiam?.
12Para Benjamim disse: ?O amado do Senhor, habitará em segurança; O Altíssimo lhe dá constante proteção e habita entre seus ombros?.
13Para José disse: ?Abençoada pelo Senhor seja sua terra, com o melhor do orvalho do céu e do Oceano que jaz sob a terra;
14com o melhor dos frutos das estações e dos frutos seletos de cada mês;
15com a seiva dos montes antigos e o néctar das colinas eternas;
16com os dons primorosos da terra e de sua abundância. Que o favor daquele que habita na sarça desça sobre a cabeça de José, sobre a fronte do consagrado entre seus irmãos.
17A majestade de um touro tem o primogênito; seus chifres são de búfalo. Com eles repele os povos todos juntos até os confins da terra. Tais são as miríades de Efraim, tais são os milhares de Manassés?.
18Para Zabulon disse: ?Sê feliz, Zabulon, nas tuas saídas, e tu, Issacar, em tuas tendas!
19Convocam os povos para a montanha, e lá oferecem sacrifícios legítimos. Sugam a abundância dos mares e os tesouros escondidos na areia?.
20E para Gad disse: ?Bendito, quem dilatou o território de Gad. Agacha-se como a leoa e dilacera braço e cabeça.
21Ele se proveu com os primeiros frutos, pois lá foi reservada sua parte de chefe, avançou com a vanguarda do povo, cumprindo a justiça do Senhor e seu dever para com Israel?.
22E para Dã disse: ?Dã é um filhote de leão que salta de Basã?.
23E para Neftali disse: ?Neftali, cumulado de favores, cheio da bênção do Senhor; o Mar e o Sul são sua posse?.
24E para Aser disse: ?Bendito entre os filhos é Aser! Seja predileto entre os irmãos, e banhe os pés no azeite.
25De ferro e bronze são teus ferrolhos, e teu vigor seja como teus dias?.
26?Não há ninguém como Deus, Jesurun, que cavalga os céus para te socorrer, montando as nuvens com majestade.
27Teu refúgio é o Deus de outrora, teu suporte são os braços eternos. Ele expulsa de tua presença o inimigo e diz: extermina!
28Israel habita em segurança e a fonte de Jacó corre solitária, na terra do trigo e do vinho novo, cujos céus gotejam orvalho.
29Feliz és tu, Israel! Quem é semelhante a ti, povo salvo pelo Senhor? Ele é teu escudo de defesa, a espada de tua glória. Os inimigos virão seduzir-te, mas tu lhes calcarás o dorso?.

Capítulos