Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 5

1OS DEZ MANDAMENTOS
Moisés convocou todo o Israel e lhes disse: ?Ouve, Israel, as leis e os decretos que hoje vou proclamar a vossos ouvidos, para que os aprendais e cuideis de praticá-los.
2O Senhor nosso Deus fez conosco uma aliança em Horeb.
3Não foi com os nossos pais que o Senhor concluiu essa aliança, mas conosco, que estamos aqui todos vivos hoje.
4O Senhor vos falou face a face na montanha, do meio do fogo.
5Eu estava, então, de pé entre o Senhor e vós, para vos transmitir suas palavras, pois tínheis medo do fogo e não subistes à montanha. Ele disse:
6?Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão.
7Não terás outros deuses além de mim.
8Não farás para ti ídolos, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem do que há embaixo, na terra, nem do que existe nas águas, debaixo da terra.
9Não te prostrarás diante deles, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração dos que me odeiam,
10mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam os meus mandamentos.
11Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar o seu nome em vão.
12Guarda o dia do sábado, santificando-o, como te ordenou o Senhor teu Deus.
13Durante seis dias trabalharás e neles farás todas as tuas obras,
14mas o sétimo é o sábado, dia de descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu boi, nem teu jumento, nem algum de teus animais, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades, para que assim teu escravo e tua escrava possam descansar da mesma forma que tu.
15Lembra-te de que foste escravo no Egito, mas o Senhor teu Deus te tirou de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que o Senhor teu Deus ordena que guardes o sábado.
16Honra teu pai e tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que vivas por longos anos e sejas feliz na terra que o Senhor teu Deus te dará.
17Não cometerás homicídio.
18Não cometerás adultério.
19Não furtarás.
20Não darás falso testemunho contra o próximo.
21Não desejarás a mulher do próximo. Não cobiçarás a casa do próximo, nem seu campo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma do que lhe pertence?.
22MOISÉS COMO MEDIADOR
?Essas foram as palavras que o Senhor dirigiu a toda a vossa comunidade sobre a montanha, do meio do fogo, da nuvem e das trevas, com voz forte. Sem acrescentar mais nada, ele as escreveu em duas tábuas de pedra e as entregou a mim.
23Quando ouvistes a sua voz no meio das trevas, enquanto a montanha ardia em chamas, vós, os chefes de tribo e todos os anciãos vos aproximastes de mim
24e me dissestes: ?O Senhor nosso Deus nos fez ver sua glória e sua grandeza, e nós ouvimos sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Deus pode falar com uma pessoa, e ela continuar viva.
25Mas agora, por que nos expormos à morte? Este grande fogo nos vai devorar! Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor nosso Deus, morreremos.
26Qual o mortal, como nós, que ouviu a voz do Deus vivo falando do meio do fogo e continuou vivo?
27Aproxima-te e ouve tu o que o Senhor nosso Deus vai dizer. Depois nos transmitirás tudo o que o Senhor nosso Deus te disser, e nós te escutaremos e o poremos em prática?.
28O Senhor ouviu vossas palavras, quando me faláveis, e me disse: ?Ouvi as palavras que este povo te dirigiu. Está bem o que disseram.
29Quem dera tivessem semelhante disposição em temer-me e em guardar os meus mandamentos todos os dias, a fim de serem felizes para sempre, eles e seus filhos!
30Vai dizer-lhes que voltem para suas tendas.
31Mas tu fica aqui comigo. Quero comunicar-te todos os mandamentos, as leis e os decretos que lhes deverás ensinar para que os ponham em prática na terra que vou dar-lhes em posse?.
32Cuidareis, pois, de fazer tudo o que o Senhor vosso Deus vos ordena. Não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda.
33Segui em tudo os caminhos que o Senhor vosso Deus vos prescrever, para que vivais e sejais felizes por longos anos na terra que ides possuir.

Capítulos