Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 9

1O DOM DA TERRA É GRATUITO
?Ouve, Israel: Hoje vais atravessar o rio Jordão para conquistar nações maiores e mais poderosas do que tu, cidades grandes e muralhas inacessíveis,
2e um povo numeroso e de estatura elevada, os enaquitas, que já conheces e de quem ouviste dizer: ?Quem poderá resistir aos enaquitas??
3Ficarás sabendo desde hoje que é o Senhor teu Deus que atravessará o rio à tua frente, como um fogo devorador. Ele os destruirá e humilhará diante de ti, e tu logo os expulsarás e eliminarás, como o Senhor te prometeu.
4Não penses, quando o Senhor teu Deus os expulsar de tua frente: ?Foi por minha justiça que o Senhor me introduziu na posse desta terra?. Antes é por causa da iniqüidade desses povos que o Senhor vai expulsá-los de tua frente.
5Não é por tua justiça nem pela retidão de teu coração que entrarás na posse desta terra, mas é pela maldade dessas nações que o Senhor as expulsa de tua frente, e para cumprir o que jurou a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó.
6Fica, pois, sabendo que não é por tua justiça que o Senhor teu Deus te dá a posse desta boa terra. Pois na verdade és um povo de cabeça dura.
7ISRAEL REBELDE E IDÓLATRA
?Lembra-te, não te esqueças de quanto provocaste a ira do Senhor teu Deus no deserto! Desde o dia em que saíste do Egito até chegares a este lugar, foste rebelde ao Senhor.
8Já no monte Horeb provocastes o Senhor, que se irritou contra vós, a ponto de querer exterminar- vos.
9Quando subi à montanha para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor havia concluído convosco, fiquei lá quarenta dias e quarenta noites sem comer nem beber água.
10Então o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus, nas quais estavam todas as palavras que o Senhor vos tinha dito na montanha, no meio do fogo, quando todo o povo estava reunido.
11E passados quarenta dias e as quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.
12Disse-me então: ? Levanta-te, desce sem tardar daqui, porque o povo que tiraste do Egito se corrompeu. Depressa se desviaram do caminho que lhes prescrevi, fazendo para si uma imagem de metal fundido?.
13E o Senhor me disse: ?Já vi que este povo é um povo de cabeça dura!
14Deixa-me destruí-lo e apagar seu nome debaixo dos céus! Mas de ti farei uma nação mais poderosa e mais numerosa do que este povo?.
15Virei-me, então, e desci a montanha que ardia em fogo, trazendo em minhas mãos as duas tábuas da aliança.
16Quando olhei, vi que havíeis pecado contra o Senhor vosso Deus. Tínheis feito um bezerro de metal fundido, afastando-vos bem depressa do caminho que o Senhor vos havia indicado.
17Tomei, então, as duas tábuas e com minhas mãos arremessei-as no chão, quebrando-as ante vossos olhos.
18Depois prostrei-me na presença do Senhor, como da primeira vez, durante quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, por causa dos pecados que havíeis cometido, fazendo o que desagrada ao Senhor e provocando sua ira.
19Eu fiquei com medo ao ver a cólera e o furor com que o Senhor vos ameaçava, a ponto de vos querer exterminar. Mas ainda desta vez o Senhor me ouviu.
20O Senhor também estava fortemente irritado contra Aarão e queria fazê- lo perecer, mas eu intercedi naquela ocasião também em favor de Aarão.
21Quanto à obra de vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, eu o agarrei e atirei-o ao fogo. Depois eu o esmigalhei, até reduzi-lo a pó, e lancei o pó na água da torrente que desce da montanha.
22Também provocastes a ira do Senhor em Tabera, em Massa e em Cibrot-Ataava.
23E quando o Senhor vos enviou de Cades Barne, dizendo: ?Subi e tomai posse da terra que vos dou?, fostes rebeldes às ordens do Senhor vosso Deus. Não confiastes nele e não escutastes sua voz.
24Desde que vos conheço, sempre fostes rebeldes ao Senhor.
25A INTERCESSÃO DE MOISÉS
?Eu fiquei prostrado diante do Senhor durante aqueles quarenta dias e quarenta noites, em humilde oração, porque o Senhor falava em vos destruir.
26Roguei ao Senhor: ?Senhor Deus, não destruas teu povo, tua herança que com tua grandeza resgataste, tirando-a do Egito com mão forte!
27Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Jacó! Não olhes a obstinação deste povo, nem sua perversidade nem seu pecado.
28Não se diga na terra de onde nos fizeste sair: O Senhor não foi capaz de fazê-los entrar na terra que lhes tinha prometido; tirou-os daqui porque os odiava e queria fazê-los morrer no deserto.
29? Eles, no entanto, são teu povo, tua herança que com teu grande poder e braço estendido tiraste do Egito?.