Livro do Eclesiastes (Ecl) - Capítulo 11

1PREVIDÊNCIA E INCERTEZA
Lança teu pão sobre as águas correntes: depois de muito tempo o reencontrarás.
2Reparte com sete, com oito pessoas, pois não sabes que calamidade poderá sobrevir ao país.
3Se as nuvens estiverem carregadas, derramarão a chuva sobre a terra. Se alguém cortar a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará.
4Quem fica observando o vento, não semeia; quem fica a olhar as nuvens, nunca há de colher.
5Assim como ignoras o caminho do sopro vital e de que modo se ligam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes das obras de Deus, que é o criador de tudo.
6Pela manhã semeia a tua semente e pela tarde não descanse tua mão, pois não sabes o que seja mais útil, isto ou aquilo, ou se é melhor ambas as coisas.
7A LUZ DA JUVENTUDE?
É doce a luz, e é coisa agradável aos olhos ver o sol
8Ainda que alguém tenha vivido muitos anos, e em todos eles se tenha alegrado, é preciso que se lembre dos dias sombrios, que serão muitos: pois tudo o que vem é vaidade.
9Alegra-te, pois, ó jovem, na tua adolescência, e teu coração esteja no bem durante a tua juventude; anda nos caminhos do teu coração e segundo o que vêem teus olhos. Fica sabendo, porém, que por todas essas coisas Deus te chamará a julgamento.
10Tira a angústia do teu coração e afasta o mal do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade.