Livro do Eclesiástico (Eclo) - Capítulo 17

1A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
Da terra Deus criou o ser humano e o formou à sua imagem.
2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu.
3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, dando-lhe autoridade sobre tudo o que há sobre a terra.
4Em todo ser vivo incutiu o medo do ser humano, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros.
5Concedeu aos humanos discernimento, língua, olhos, ouvidos e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e instrução.
6Deu-lhes ainda o conhecimento do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou- lhes o bem e o mal.
7Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras.
8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu santo Nome e proclamassem as grandezas de suas obras.
9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a Lei da vida.
10Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos.
11Seus olhos viram as grandezas de sua glória e seus ouvidos ouviram a glória de sua voz. Ele lhes disse: ?Guardai-vos de tudo o que é injusto!?
12E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo. Deus nos observa e nos julga
13Os caminhos dos mortais estão sempre diante dele, e não podem ficar ocultos a seus olhos.
14Para cada povo designou um chefe,
15mas Israel foi constituído a herança de Deus.
16Todas as obras humanas estão como o sol à sua vista, e seus olhos investigam sem cessar os seus caminhos.
17Não estão escondidas as iniqüidades deles nem todos os seus pecados, diante de Deus.
18A esmola que alguém faz é como um anel de sinete confiado a Deus; ele a preservará como à pupila de seus olhos.
19Depois se levantará e lhes retribuirá, dando a recompensa a cada um individualmente
20Aos arrependidos Deus concede o caminho da volta e conforta os que perderam a esperança, destinando-lhes a herança da verdade.
21VOLTA A DEUS E LOUVA-O
Volta, pois, ao Senhor e deixa os teus pecados;
22suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas.
23Volta ao Altíssimo, desvia-te da tua injustiça e detesta firmemente a iniqüidade.
24Reconhece a justiça e os julgamentos de Deus e permanece constante no estado em que ele te colocou e na oração ao Deus Altíssimo.
25Quem louvará o Altíssimo no Abismo em lugar dos vivos, os que proclamam o louvor de Deus?
26Não te demores no erro dos ímpios, e louva a Deus antes da morte: do morto, como quem não existe, o louvor cessou.
27Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e gloria-te nas suas misericórdias.
28Quão grande é a misericórdia do Senhor e o seu perdão, para com todos aqueles que a ele retornam!
29Nem tudo está ao alcance da humanidade, pois o ser humano não é imortal.
30Que há de mais brilhante que o sol? E contudo, ele se eclipsa. Que há de mais ímpio do que o pensamento de carne e sangue? Pois também isso há de ser punido.
31Ele examina as potências das alturas celestes, quanto mais os seres humanos, que são terra e cinza.