Livro do Eclesiástico (Eclo) - Capítulo 37

1AMIGOS?
Todo amigo diz: ?Também eu sou teu amigo!?, mas há amigos que o são apenas de nome.
2Não é uma dor quase mortal ver o companheiro e amigo tornar-se inimigo?
3Ó inclinação perversa! De onde foste criada para cobrir a terra de malícia e de perfídia?
4Há companheiro que se alegra com o amigo na prosperidade, mas no tempo da tribulação torna-se adversário;
5há companheiro que se condói do amigo por causa da comida, mas, no momento da batalha, segura o escudo
6Não te esqueças do amigo em teu coração e não percas a sua lembrança quando estiveres rico.
7CONSELHEIROS?
Não te aconselhes com quem te arma ciladas, e dos que te invejam esconde teu plano.
8Todo conselheiro apresenta o seu conselho, mas há conselheiros que visam o próprio interesse.
9Guarda-te de recorrer a qualquer conselheiro e informa-te primeiro do que ele precisa ? pois ele tem seus próprios interesses.
10Se não, ele vai lançar a sorte a teu respeito e dizer: ?O teu caminho é bom!?,
11ao mesmo tempo que se coloca do outro lado, para ver o que te acontece.
12Não te aconselhes com o invejoso, e de quem tem ciúme de ti esconde os planos. Não te aconselhes com uma mulher a respeito de sua rival, nem com um medroso, sobre a guerra; nem com o comerciante, sobre um negócio, nem com o comprador, sobre uma venda; nem com o invejoso, sobre um agradecimento,
13nem com o ímpio, sobre a piedade; nem com o desonesto, sobre a honestidade, nem com o operário preguiçoso, sobre um trabalho;
14nem com o assalariado por ano, sobre o término da tarefa nem com o servo preguiçoso, sobre muito trabalho: a nenhum desses deves procurar, para conselho algum.
15Ao contrário, freqüenta quem é temente a Deus, todo aquele que souberes que observa os mandamentos,
16cujo ânimo é semelhante ao teu e que, quando titubeares nas trevas, sofrerá contigo.
17E não duvides do que te aconselha o coração, pois não tens ninguém mais fiel a ti do que ele.
18De fato, o ânimo do homem intui às vezes melhor as coisas do que sete sentinelas postadas no alto para vigiar.
19Em todas estas coisas suplica ao Altíssimo para que dirija teu caminho na verdade.
20A PALAVRA ANTES DA AÇÃO
Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira; antes de cada ação, a decisão firme.
21A raiz das decisões é o coração, e dele brotam quatro ramos: o bem e o mal, a vida e a morte; mas quem os domina é sempre a língua.
22Há quem seja hábil para instruir a muitos, mas para si mesmo é inútil.
23Há quem fale com sofismas e se torna detestável: de todo banquete ficará excluído.
24Não lhe foi dada a graça pelo Senhor, pois está totalmente desprovido de sabedoria.
25Há quem seja sábio para si mesmo, e o fruto do seu bom senso está com ele.
26Quem é sábio instrui o povo, e os frutos do seu bom senso são confiáveis.
27O sábio será cumulado de bênçãos, e todos os que o virem o declararão feliz.
28A vida dos mortais tem os dias contados; os dias de Israel, porém, são sem conta.
29O sábio herdará honra no meio do seu povo, e seu nome viverá para sempre.
30TEMPERANÇA
Filho, na tua vida põe à prova tua alma: vê se algo a prejudica e não lho concedas.
31Nem tudo convém a todos, e não a todos agrada qualquer coisa.
32Não sejas ávido em banquete algum, e não te lances sobre todos os pratos.
33Pois em muita comida entra a doença, e a intemperança conduz à cólica.
34Pela gula insaciável muitos pereceram; quem, porém, é sóbrio, prolonga a vida.