Livro de Esdras (Esd) - Capítulo 7

1A REFORMA DE ESDRAS - A MISSÃO DE ESDRAS
Mais tarde, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, chegou Esdras filho de Saraías, filho de Azarias, filho de Helcias,
2filho de Selum, filho de Sadoc, filho de Aquitob,
3filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiot,
4filho de Zaraías, filho de Ozi, filho de Boci,
5filho de Abisue, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho de Aarão, o sumo sacerdote.
6Esdras veio da Babilônia. Era escriba, bom conhecedor da Lei de Moisés, dada pelo Senhor Deus de Israel. Como a mão do Senhor seu Deus o protegia, o rei atendeu-lhe todos os desejos.
7E assim certo número de israelitas, sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e oblatos subiram a Jerusalém, no sétimo ano do rei Artaxerxes.
8Ele chegou a Jerusalém no quinto mês do sétimo ano do rei.
9Decidira partir da Babilônia no dia primeiro do primeiro mês, e no dia primeiro do quinto mês chegou a Jerusalém, graças à mão bondosa de Deus que o protegia,
10pois ele se aplicara de todo o coração ao estudo e à prática da Lei do Senhor e se propusera ensinar aos israelitas as leis e os costumes.
11CARTA DE ARTAXERXES
Eis a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote e escriba Esdras ? escriba especializado no conhecimento da Lei do Senhor e de suas determinações a respeito de Israel:
12?Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do céu, saudações.
13Autorizei a todos os israelitas, como também a seus sacerdotes e levitas, residentes no reino, a partirem contigo para Jerusalém, caso assim o desejassem.
14O rei e seus sete conselheiros te confiam a missão de verificar, em Judá e em Jerusalém, como está sendo ali cumprida a Lei do teu Deus, a qual está em tuas mãos.
15Também deves levar a prata e o ouro que o rei e os conselheiros ofereceram ao Deus de Israel, que mora em Jerusalém,
16assim como também toda a prata e todo o ouro que receberes em toda a província da Babilônia, mais as doações voluntárias feitas pelo povo e pelos sacerdotes em favor da casa de seu Deus em Jerusalém.
17Com esse dinheiro terás o cuidado de comprar novilhos, carneiros, cordeiros, bem como o material para os sacrifícios de alimentos e bebidas. Tudo isso oferecerás sobre o altar da casa de vosso Deus, que está em Jerusalém.
18Quanto ao que sobrar da prata e do ouro, tu e teus irmãos podereis empregá-lo como achardes melhor, de acordo com a vontade de vosso Deus.
19Também depositarás diante do Deus de Jerusalém os objetos que te foram entregues para o serviço da casa de Deus.
20As outras coisas necessárias à casa de teu Deus, e que arrecadares, poderás retirar da tesouraria do rei.
21E eu, rei Artaxerxes, dou a todos os tesoureiros do Além-Eufrates a seguinte ordem: Atendei solicitamente a todos os pedidos que vos fizer o sacerdote Esdras, secretário da Lei do Deus do céu,
22até o limite de três toneladas e meia de prata, quarenta toneladas de trigo, quatro mil litros respectivamente de vinho e de azeite e ainda sal sem limite.
23Tudo o que for ordenado pelo Deus do céu seja feito pontualmente, em favor do templo do Deus do céu, para que não sobrevenha castigo ao governo do rei ou seus filhos.
24Também vos faço saber que não é permitido cobrar impostos, tributos ou taxas dos sacerdotes, levitas, cantores, porteiros, oblatos ou demais servos do templo.
25E tu, Esdras, de acordo com a sábia Lei de teu Deus, a qual está em tuas mãos, nomearás magistrados e juízes que apliquem a lei entre todos os habitantes do Além-Eufrates, conhecedores da Lei de teu Deus. E quanto aos que não a conhecem, tu os deverás instruir.
26E quem não observar solicitamente a Lei de teu Deus e a lei do rei deve ser castigado, seja com a pena de morte, seja com o exílio, seja com multa ou então com a prisão?.
27A CARAVANA DE ESDRAS
Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos pais, que moveu o coração do rei, fazendo-o glorificar a Casa do Senhor em Jerusalém,

Capítulos