Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 12

1A PÁSCOA E O CORDEIRO
O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito:
2?Este mês será para vós o começo dos meses, será o primeiro mês do ano.
3Falai assim a toda a comunidade de Israel: No dia dez deste mês, cada um tome um animal por família ? um animal para cada casa.
4Se a gente da casa for pouca para comer um animal, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Para cada animal deveis calcular o número de pessoas que vão comer.
5Animal será sem defeito, macho de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro como um cabrito.
6Devereis guardá-lo até o dia catorze deste mês, quando, ao cair da tarde, toda a comunidade de Israel reunida o imolará.
7Tomarão um pouco do sangue e untarão as ombreiras da porta das casas onde comerem.
8Comerão a carne nesta mesma noite. Deverão comê-la assada ao fogo, com pães sem fermento e ervas amargas.
9Não deveis comer dessa carne nada de cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vísceras.
10Não deixareis nada para o dia seguinte. O que sobrar, devereis queimá-lo no fogo.
11Assim devereis comê-lo: com os cintos na cintura, os pés calçados, o cajado na mão; e comereis às pressas, pois é a Páscoa (isto é, Passagem) do Senhor.
12Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos no país, tanto das pessoas como dos animais. Farei justiça contra todos os deuses do Egito ? eu, o Senhor.
13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora quando eu ferir a terra do Egito.
14Este dia será para vós um memorial em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.
15A FESTA DOS PÃES SEM FERMENTO
?Durante sete dias comereis pães sem fermento. Já no primeiro dia fareis desaparecer o fermento de vossas casas, pois quem, entre o primeiro e o sétimo dia, comer pão fermentado, será eliminado de Israel.
16No primeiro e no sétimo dia tereis uma assembléia sagrada. Nesses dias não fareis nenhum trabalho, exceto preparar-vos a comida que cada um vai comer.
17Assim observareis a festa dos Pães sem Fermento, pois foi nesse dia que eu fiz sair os vossos exércitos do Egito. Guardareis esse dia, por todas as gerações, como instituição perpétua.
18Comereis pães sem fermento desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um.
19Durante sete dias não haja fermento em vossas casas; quem comer pão fermentado será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro ou natural do país.
20Não comereis coisa alguma fermentada. Em todas as vossas moradias comereis pães sem fermento?.
21PÁSCOA: PASSAGEM DO EXTERMINADOR
Moisés convocou todos os anciãos de Israel e lhes disse: ?Ide, tomai um animal para cada família e imolai a vítima da Páscoa.
22Tomai um ramo de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai com o sangue a moldura das portas. Mas ninguém de vós saia fora de casa até ao amanhecer.
23Quando o Senhor passar pelo Egito para castigá-lo, e reparar o sangue sobre a moldura das portas, passará por vossas portas e não permitirá que o Exterminador entre em vossas casas para causar dano.
24Observareis este preceito como decreto perpétuo para vós e vossos filhos.
25Quando tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, conforme prometeu, observareis este rito.
26Quando vossos filhos vos perguntarem: ?Que significa este rito??
27respondereis: ?É o sacrifício da Páscoa do Senhor, que passou ao lado das casas dos israelitas no Egito, quando feriu os egípcios e salvou as nossas casas??. Então o povo prostrou-se em adoração,
28e saindo dali, os israelitas fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés e Aarão.
29A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS. SAÍDA DO EGITO
Era meia-noite quando o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do faraó, herdeiro de seu trono, até o primogênito do prisioneiro no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.
30Naquela noite, o faraó levantou-se e, com ele, todos os ministros e todos os egípcios. E ouviu-se no Egito um grande clamor, pois não havia casa onde não houvesse um morto.
31O faraó chamou Moisés e Aarão de noite e disse: ?Ide. Saí do meio de meu povo, tanto vós como os israelitas! Ide sacrificar ao Senhor, como dissestes.
32Levai convosco também as ovelhas e o gado, como pedistes; e ao partir abençoai-me?.
33Os egípcios pressionavam o povo, urgindo sua saída de sua terra, pois diziam: ?Vamos morrer todos!?
34Por isso, o povo teve de levar a massa do pão antes de fermentar, carregando aos ombros as amassadeiras envolvidas nos mantos.
35Os israelitas tinham feito o que Moisés lhes havia dito e pediram aos egípcios objetos de ouro e de prata e roupas.
36O Senhor os fez conquistar as boas graças dos egípcios, que lhes deram o que eles pediram. Assim espoliaram os egípcios.
37PARTIDA PARA SUCOT. OS PÃES SEM FERMENTO
Os israelitas partiram de Ramsés para Sucot.Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças.
38Além disso, muita outra gente subiu com eles, assim como um numerosíssimo rebanho de ovelhas e bois.
39Com a massa trazida do Egito assaram pães sem fermento, pois a massa não pudera fermentar, já que foram expulsos do Egito e não puderam esperar, nem preparar provisões.
40A permanência dos israelitas no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
41Foi no mesmo dia em que se completaram quatrocentos e trinta anos que todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.
42Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito. Essa mesma noite do Senhor deve ser observada por todos os israelitas, por todas as gerações.
43INSTRUÇÕES SOBRE A PÁSCOA
O Senhor disse a Moisés e Aarão: ?Eis a lei da Páscoa. Nenhum estrangeiro dela poderá comer.
44Todo escravo comprado a dinheiro, depois de circuncidado, poderá comê-la.
45O hóspede e o assalariado não poderão dela participar.
46O cordeiro será consumido numa só casa. Não levareis para fora da casa nada das carnes, nem lhe quebrareis osso algum.
47Toda a comunidade de Israel celebrará a Páscoa.
48Se um estrangeiro que vive contigo quiser celebrar a Páscoa do Senhor, fará circuncidar todos os homens da família, e só então poderá participar como se fosse um nativo do país. Mas nenhum incircunciso poderá tomar parte.
49a mesma lei servirá para o nativo do país e para o estrangeiro que mora em vosso meio?.
50Todos os israelitas fizeram como o Senhor tinha ordenado a Moisés e Aarão.
51Foi naquele mesmo dia que o Senhor fez sair do Egito os israelitas, por exércitos.

Capítulos