Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 16

1AS CODORNIZES E O MANÁ
Toda a comunidade dos israelitas partiu de Elim e chegou ao deserto de Sin, entre Elim e o Sinai, no dia quinze do segundo mês depois da saída do Egito.
2Toda a comunidade dos israelitas pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto,
3dizendo-lhes: ?Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto? Para matar de fome toda esta gente??
4O Senhor disse a Moisés: ?Eu farei chover do céu pão para vós. Cada dia o povo deverá sair para recolher a porção diária. Assim vou pô-lo à prova, para ver se anda, ou não, segundo a minha lei.
5Ora, no sexto dia, quando prepararem o que tiverem trazido, terão o dobro da colheita diária?.
6Moisés e Aarão disseram aos israelitas: ?Esta tarde sabereis que foi o Senhor quem vos fez sair do Egito,
7e amanhã cedo vereis a glória do Senhor. Ele ouviu as murmurações contra o Senhor; pois quem somos nós para que reclameis contra nós??
8Moisés continuou: ?De fato, esta tarde o Senhor vos dará carne para comerdes, e amanhã cedo pão com fartura, quando tiver atendido as murmurações que fizestes contra ele. Nós, porém, quem somos nós? Vossas reclamações não são contra nós, mas contra o Senhor?.
9Moisés disse a Aarão: ?Dize a toda a comunidade dos israelitas: Aproximai-vos do Senhor, pois ele atendeu vossas reclamações?.
10Enquanto Aarão falava a toda a comunidade dos israelitas, voltaram-se estes para o deserto e viram aparecer na nuvem a glória do Senhor.
11O Senhor disse, então, a Moisés:
12?Eu ouvi as murmurações dos israelitas. Dize-lhes: Ao anoitecer, comereis carne e amanhã cedo vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus?.
13Com efeito, à tarde veio um bando de codornizes que cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.
14Quando o orvalho evaporou, apareceram na superfície do deserto pequenos flocos, como cristais de gelo sobre a terra.
15Ao verem isso, os israelitas perguntavam uns aos outros: ?Man hu?? (que significa: o que é isto?), pois não sabiam o que era. Moisés lhes disse: ?Isto é o pão que o Senhor vos dá para comer.
16Eis o que o Senhor vos mandou: Recolhei a quantia que cada um de vós necessita para comer, um jarro de quatro litros por pessoa; cada um recolherá de acordo com o número de pessoas que moram em sua tenda?.
17Assim fizeram os israelitas. Uns recolheram mais, outros menos.
18Mas depois, ao medirem as quantias, não sobrava a quem tinha recolhido mais, nem faltava a quem tinha recolhido menos. Cada um recolhia o que necessitava para comer.
19Moisés lhes disse: ?Ninguém guarde nada para amanhã?.
20Alguns, porém, desobedeceram a Moisés e guardaram o maná para o dia seguinte; mas ele bichou e apodreceu. Moisés irritou-se contra eles.
21Manhã por manhã, cada qual ajuntava o maná que ia comer. Mas quando o sol esquentava, o maná se derretia.
22No sexto dia recolhiam dupla quantidade de alimento, dois jarros de quatro litros por pessoa. Os chefes da comunidade informaram a Moisés,
23que lhes disse: ?É precisamente isso que o Senhor mandou: Amanhã é sábado, dia de repouso consagrado ao Senhor. Assai o que quiserdes assar e cozinhai o que quiserdes cozinhar, e o que sobrar fique como reserva para amanhã?.
24Eles separaram o maná para o dia seguinte, e ele não apodreceu nem bichou.
25Moisés disse: ?Comei este maná hoje, pois hoje é sábado consagrado ao Senhor. Hoje não encontrareis maná no descampado.
26Ajuntareis maná durante seis dias e no sétimo, que é sábado, não encontrareis nada?.
27No sétimo dia alguns saíram para recolhê-lo, mas nada encontraram.
28E o Senhor disse a Moisés: ?Até quando recusareis guardar meus mandamentos e minhas leis?
29Considerai que foi o Senhor que vos instituiu o sábado. Por isso, no sexto dia ele vos dá pão para dois dias. Cada um fique no seu lugar e dali não saia no sétimo dia?.
30Assim, no sétimo dia, o povo descansou.
31Os israelitas deram a esse alimento o nome de maná. Era branco como as sementes do coentro e tinha gosto de bolo de mel.
32Moisés disse: ?O Senhor ordenou que se encha um jarro de maná para guardá-lo, a fim de que as gerações futuras possam ver com que alimento vos sustentei no deserto, quando vos fiz sair da terra do Egito?.
33Moisés disse a Aarão: ?Toma um vaso, enche-o com um jarro de maná e deposita-o diante do Senhor, para que seja guardado para as gerações futuras?.
34Como o Senhor tinha mandado a Moisés, Aarão depositou o maná para que fosse guardado diante do documento da aliança.
35Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até entrarem em terra habitada. Comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã.
36(O jarro é a décima parte do efá.)

Capítulos