Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 28

1OS SACERDOTES E SUAS VESTES
?Depois manda que do meio dos israelitas se aproximem de ti o teu irmão Aarão e seus filhos Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes.
2Mandarás fazer vestes sagradas para teu irmão Aarão, em sinal de honra e distinção.
3Confiarás a artistas bem preparados, que dotei do espírito de sabedoria, a tarefa de confeccionar as vestes de Aarão, para que seja consagrado como sacerdote a meu serviço.
4Estas são as vestes que deverão fazer: um peitoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto. Farão essas vestes litúrgicas para teu irmão Aarão e seus filhos, para que sejam meus sacerdotes.
5Utilizarão ouro, púrpura violeta, vermelha e carmesim e linho fino.
6O EFOD
?O efod será feito de ouro, de púrpura violeta, vermelha e carmesim e de linho fino retorcido, artisticamente entretecidos.
7Terá duas ombreiras pregadas nas duas extremidades e assim será prendido.
8O cinto por cima do efod será do mesmo tecido: de ouro, de púrpura violeta, vermelha e carmesim e de linho fino retorcido.
9Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas os nomes das tribos israelitas:
10seis nomes numa pedra e os restantes seis na outra pedra, por ordem de nascimento.
11Nas duas pedras gravarás os nomes das tribos de Israel, assim como trabalha o lapidador gravando sinetes, e as embutirás em engastes de ouro.
12Depois inserirás as duas pedras nas ombreiras do efod, como recordação para os israelitas. Deste modo levará Aarão os seus nomes sobre os dois ombros na presença do Senhor, como recordação.
13Farás também engastes de ouro
14e duas correntinhas de ouro puro, à maneira de cordão, e as prenderás nos engastes.
15O PEITORAL
?Farás o peitoral para usar no julgamento. Será artisticamente trabalhado, do mesmo tecido do efod: de ouro, de púrpura violeta, vermelha e carmesim e de linho fino retorcido.
16Dobrado, ele será quadrado, com um palmo de comprimento e um de largura.
17Enfeitarás o peitoral com engastes de pedraria, quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira carreira haverá um rubi, um crisólito e uma esmeralda;
18na segunda, uma turquesa, uma safira e um ônix;
19na terceira, uma opala, uma ágata e uma ametista;
20e na quarta, um crisólito, um berilo e um jaspe. Elas estarão engastadas em ouro.
21As pedras levarão os doze nomes dos filhos de Israel. Serão gravadas como sinetes, cada uma com o nome de uma das doze tribos.
22Farás para o peitoral correntinhas de ouro puro, trançadas como cordão,
23e duas argolas de ouro, e as prenderás nas extremidades do peitoral.
24Enfiarás os dois cordões de ouro pelas duas argolas presas nas pontas do peitoral
25e fixarás as duas pontas dos cordões nos engastes do peitoral, unindo-as à parte dianteira das ombreiras do efod.
26Farás duas argolas de ouro e as porás nas duas pontas do peitoral, na borda do lado de dentro do efod.
27Farás outras duas argolas de ouro e as porás na parte inferior das ombreiras do efod, pela frente, perto da juntura e acima do cinto do efod.
28O peitoral se unirá por suas argolas às argolas do efod com um cordão de púrpura violeta, para que o peitoral fique por cima do cinto do efod e não se desprenda.
29Assim, quando Aarão entrar no santuário, levará sobre o coração os nomes das tribos de Israel no peitoral do julgamento, como recordação perpétua na presença do Senhor.
30No peitoral do julgamento porás os Urim e Tumim. Estarão sobre o coração de Aarão quando se apresentar ao Senhor, e assim levará constantemente sobre o coração, na presença do Senhor, o julgamento dos israelitas.
31O MANTO
?Farás o manto do efod todo de púrpura violeta.
32Terá no meio uma abertura para a cabeça, e esta abertura terá em toda a volta uma barra reforçada, como a borda do colete, que não se rasga.
33Na parte inferior, ao redor de toda a borda, porás romãs de púrpura violeta, vermelha e carmesim, alternando-as com campainhas de ouro
34? uma campainha de ouro e uma romã, sucessivamente, em volta de toda a barra do manto.
35Aarão o vestirá para exercer o ministério e será ouvido quando entrar e sair do santuário, na presença do Senhor, para que não morra.
36O FLORÃO, A MITRA, A TÚNICA E O CINTO
?Farás uma lâmina de ouro puro e nela gravarás, como se gravam sinetes: ?Consagrado ao Senhor?.
37Prenderás a lâmina à mitra com um cordão de púrpura violeta pelo lado da frente.
38Ela estará sobre a fronte de Aarão. Assim Aarão será responsável pelas faltas que os israelitas cometerem ao oferecerem qualquer oferta sagrada. Ficará constantemente sobre a fronte de Aarão, para que eles encontrem o agrado do Senhor.
39Mandarás tecer de linho fino a túnica e a mitra, e bordar artisticamente o cinto.
40Para os filhos de Aarão farás túnicas, cintos e turbantes em sinal de honra e distinção.
41Destas vestimentas revestirás teu irmão Aarão e seus filhos e os ungirás, dando-lhes a investidura e consagrando-os para que me sirvam como sacerdotes.
42Faze-lhes calções de linho para cobrirem a nudez, da cintura até as coxas.
43Aarão e seus filhos os usarão quando entrarem na Tenda do Encontro ou quando se aproximarem do altar para servir no santuário, a fim de não incorrerem em falta e não morrerem. Esta é uma lei perpétua para Aarão e seus descendentes.

Capítulos