Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 32

1RUPTURA E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA - O BEZERRO DE OURO
Vendo que Moisés demorava a descer do monte, o povo reuniu-se em torno de Aarão e lhe disse: ?Vem, faze-nos deuses que caminhem à nossa frente. Pois quanto a esse Moisés, o homem que nos fez sair da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu?.
2Aarão lhes disse: ?Tirai os brincos de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas e trazei-os a mim?.
3Todo o povo arrancou os brincos de ouro que usava e os trouxe para Aarão.
4Recebendo o ouro, preparou um molde com o cinzel e fez um bezerro fundido. Então disseram: ?Aí tens, Israel, os teus deuses que te fizeram sair do Egito!?
5Ao ver isto, Aarão construiu um altar diante do bezerro e proclamou: ?Amanhã haverá festa em honra do Senhor?.
6Levantando-se na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e apresentaram sacrifícios de comunhão. O povo sentou-se para comer e beber, e depois levantou-se para se divertir.
7INTERVENÇÃO MEDIADORA DE MOISÉS
O Senhor falou a Moisés: ?Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo que tiraste do Egito.
8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se em adoração e ofereceram sacrifícios diante dele, dizendo: ?Israel, aí tens os teus deuses, que te fizeram sair do Egito??.
9O Senhor disse a Moisés: ?Vejo que este é um povo de cabeça dura.
10Deixa que a minha ira se inflame contra eles e eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação?.
11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: ?Por que, ó Senhor, se inflama a tua ira contra o teu povo que fizeste sair do Egito com grande poder e mão poderosa?
12Por que os egípcios diriam: Foi com má intenção que ele os tirou do Egito, para matá-los nas montanhas e exterminá-los da face da terra?. Aplaque-se a tua ira, perdoa a iniqüidade do teu povo.
13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ?Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu, e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como posse para sempre?.
14E o Senhor desistiu do mal com que havia ameaçado o seu povo.
15Moisés voltou da montanha, trazendo as duas tábuas da aliança, escritas nos dois lados,na frente e no verso.
16As tábuas eram obra de Deus, e a escrita era a escrita de Deus, gravada sobre as tábuas.
17Josué ouviu o tumulto do povo que gritava e disse a Moisés: ?Há gritos de guerra no acampamento?.
18Moisés respondeu: ?Não são gritos de vitória, nem gritos de derrota. O que ouço são vozes de gente que canta?.
19Quando chegou perto do acampamento, viu o bezerro e as danças. Moisés ficou indignado, arremessou por terra as tábuas e quebrou-as no sopé da montanha.
20Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, misturou o pó com água e o deu de beber aos israelitas.
21Moisés disse a Aarão: ?Que te fez este povo para atraíres sobre ele tão grande pecado??
22Aarão respondeu: ?Não se indigne o meu senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal.
23Eles me disseram: ?Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moisés, que nos fez sair do Egito, não sabemos o que aconteceu?.
24Eu, então, lhes disse: ?Quem tem ouro?? Eles tiraram o ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro?.
25Moisés viu que o povo estava desenfreado, porque Aarão lhe tinha soltado as rédeas, para zombaria dos inimigos.
26Postou-se então à entrada do acampamento e gritou: ?Quem for do Senhor venha até mim!? Todos os levitas juntaram-se a ele.
27Ele lhes disse: ?Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um coloque a espada na cintura. Circulai pelo acampamento e matai, de porta em porta, até os parentes, amigos ou vizinhos?.
28Os levitas fizeram o que Moisés mandou. E assim, naquele dia, tombaram cerca de três mil homens do povo.
29Moisés lhes disse: ?Hoje vos consagrastes ao Senhor, ainda que às custas do próprio filho ou parente, para que vos desse hoje a bênção?.
30No dia seguinte Moisés disse ao povo: ?Cometestes um grandíssimo pecado. Agora vou subir até o Senhor, para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito?.
31Moisés retornou para junto do Senhor e disse: ?Ah! Este povo cometeu um grandíssimo pecado. Fizeram para si deuses de ouro. Mas agora perdoa-lhes o pecado,
32senão, risca-me do livro que escreveste?.
33O Senhor respondeu a Moisés: ?Riscarei do meu livro quem pecou contra mim.
34E agora vai, conduze o povo para onde eu te falei. O meu anjo irá à tua frente; mas quando chegar o dia do castigo, eu os castigarei por este seu pecado?.
35Assim o Senhor castigou o povo pelo que fez com o bezerro fabricado por Aarão.