Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 11

1O CASTIGO DOS MAUS CONSELHEIROS
Então o espírito me arrebatou e levou até à porta oriental do templo do SENHOR, que está voltada para o leste. À entrada da porta deparei com os vinte e cinco homens. No meio deles vi Jezonias filho de Azur e Feltias filho de Banaías, chefes do povo.
2Ele me disse: ?Filho do homem, estes são os maquinadores da maldade e os que dão conselhos perniciosos nesta cidade:
3?Não estaremos em breve construindo casas? ? dizem eles. Esta cidade é a panela e nós somos a carne!?
4Por isso, profetiza contra eles! Profetiza, filho do homem!?.
5O espírito do SENHOR caiu sobre mim e mandou-me dizer: ?Assim diz o SENHOR: É isso mesmo que pensais, casa de Israel! Eu conheço vossas pretensões!
6Multiplicastes as vítimas nesta cidade, cobristes as ruas de mortos.
7Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Os mortos que deixastes no meio da cidade são a carne. A cidade é a panela, mas eu vos tirarei do meio dela.
8Temeis a espada. Pois é a espada que trarei contra vós ? oráculo do SENHOR Deus.
9Eu vos farei sair da cidade e vos entregarei nas mãos dos estrangeiros e executarei minhas sentenças contra vós.
10Sucumbireis pela espada! Eu vos julgarei na fronteira de Israel. Assim sabereis que eu sou o SENHOR.
11De modo algum a cidade será para vós a panela, nem vós a carne dentro dela. É na fronteira de Israel que vos julgarei.
12Sabereis que eu sou o SENHOR, vós que não andastes segundo minhas leis, não observastes meus preceitos, mas agistes conforme os costumes das nações que vos cercam?.
13Ora, enquanto eu profetizava, Feltias filho de Banaías morreu. Caí prostrado e, gritando em voz alta, eu disse: ?Ah, Senhor Deus, vais aniquilar o resto de Israel??
14PROMESSA DE RETORNO AOS EXILADOS
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
15?Filho do homem, é dos teus irmãos, das pessoas de tua parentela, da casa de Israel toda que os habitantes de Jerusalém andam dizendo: ?Eles estão longe do SENHOR. A nós é que foi dada a terra por herança!?
16Por isso, dize: Assim diz do SENHOR Deus: Não obstante eu os tenha afastado entre as nações e os tenha dispersado pelos países, tornei-me para eles, por um pouco de tempo, um santuário nos países para onde foram.
17Dize-lhes, portanto: Assim diz o SENHOR Deus: Eu vos recolherei dentre os povos e vos reunirei dentre os países pelos quais fostes dispersados e vos darei a terra de Israel.
18Quando ali entrardes, haveis de remover os ídolos detestáveis e as abominações.
19Eu lhes darei um só coração e infundirei neles um espírito novo. Extrairei do seu corpo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne,
20de modo que andem segundo minhas leis, observem e pratiquem meus preceitos. Assim serão o meu povo e eu serei o seu Deus.
21Para aqueles, porém, cujo coração segue os ídolos detestáveis e abominações, darei a paga que merecem ? oráculo do SENHOR Deus?.
22A GLÓRIA DE DEUS ABANDONA JERUSALÉM
Os querubins levantaram as asas levando as rodas consigo, enquanto a glória do Deus de Israel estava bem por cima deles.
23A glória do SENHOR subiu do meio da cidade e parou sobre o monte que está a leste da cidade.
24Então um espírito me arrebatou e me conduziu à Caldéia, até os exilados, em visão no espírito de Deus. A visão que havia contemplado desapareceu,
25e eu contei aos exilados todas as coisas que o SENHOR me tinha mostrado.

Capítulos